5 dicas para vender no Instagram que funcionam de verdade

Quer saber como impulsionar suas vendas pela rede social?
Neste post você vai conhecer as 5 dicas importantíssimas para vender no Instagram.

Em primeiro lugar, sabe como impulsionar as minhas vendas nas redes sociais? Essa é uma pergunta que grande parte dos empreendedores podem se fazer com frequência. Mas, o fato é que não existe uma regra, mas sim, um conjunto de estratégias essenciais para alcançar o sucesso digital. Portanto neste artigo, você conhecerá 5 dicas para vender no Instagram.

Certamente você já sabe que, antes de qualquer coisa, é preciso considerar o quanto as redes sociais têm se tornado um excelente caminho para as vendas online. O Instagram, por exemplo, já não é mais apenas uma plataforma para publicações pessoais e entretenimento. Agora, também se tornou uma ferramenta essencial para a divulgação e participação das empresas.

Mas, o grande problema, no entanto, é que muitos empreendedores ainda não sabem o que fazer ou como fazer para engajar, conquistar e fidelizar o seu público-alvo. Assim se você se encontra nesse grupo, chegou a hora de sanar as dúvidas! Veja a seguir 5 dicas para vender no Instagram que funcionam de verdade:

5 dicas para vender no Instagram

5 dicas para vender no Instagram: Foque na sua persona

A primeira das 5 dicas para vender no Instagram pode até parecer óbvia para algumas pessoas, mas acredite: foco na persona é a principal. 

Portanto manter esse foco é conversar com o seu cliente como se vocês fossem amigos e estivessem trocando uma ideia em comum.

Assim nessa suposição de conversa, a tendência é que haja tamanha empolgação de ambos (por gostarem do assunto), que a aproximação será o resultado. 

Sendo assim, aplicar essa ideia no seu negócio, significa produzir conteúdo de valor, que agregue ao seu cliente, e aos poucos, construir um relacionamento com o mesmo.

Logo, a ideia é demonstrar que o seu produto e/ou serviço pode solucionar os problemas dele como nenhum outro, apontando sempre o diferencial. Assim no Instagram, você pode fazer isso através da seleção de:

  • Seleção de postagens semanais (entretenimento, divulgação, informação);
  • Criação de um planejamento estratégico;
  • Definição de tópicos interativos (divisão em vídeos, imagens, etc);
  • Textos curtos, claros e objetivos;
  • Alterne entre o feed, reels, stories e IGTV;
  • Apoio em temas relevantes, com dados estatísticos.
  • Estruturação de dias e horários de melhor alcance.

As funcionalidades do Instagram são modificadas de tempos em tempos, trazendo sempre novidades. Por isso, manter-se atualizado do que a sua persona está consumindo e entender qual será o comportamento dela em cada situação, é fundamental. Claro, unindo esses fatores com as dicas acima.

5 dicas para vender no Instagram: Foque na sua persona

Use a biografia ao seu favor

A bio é o primeiro contato que você tem com o usuário. Por isso, uma das 5 dicas para vender no Instagram, é preenchê-la de forma adequada. Desse modo, após criar o seu perfil comercial, já é possível visualizar o seu nicho de atuação. Na foto de perfil, também deve conter a identidade visual da sua marca.

Em seguida, vamos partir para ação: é preciso fazer uma breve descrição do seu negócio. Para isso, seja claro e objetivo, selecione bem os argumentos e encaixe-os dentro do propósito da sua empresa. É válido, portanto, sempre deixar claro os objetivos sociais, em que a empresa contribui de alguma forma para uma temática.

Além disso, lembre-se de colocar o link para outros canais de vendas, como seu site, blog ou redes sociais. Desse modo, as pessoas podem conhecer mais do seu trabalho. Você pode reunir vários sites em um só link também, usando sites como linktree na bio. É uma opção acessível, fácil e prática para direcionar o seu cliente.

Ademais, para garantir resultados ainda melhores, uma dica é usar os destaques para se apresentar, mostrar seus serviços, contatos e localização. Use o máximo de recursos ao seu favor, mas lembre-se de não sobrecarregar o feed. Saber distinguir quando uma informação é relevante ou não é essencial para o sucesso do seu negócio.

5 dicas para vender no Instagram: Use a biografia ao seu favor

5 dicas para vender no Instagram: Crie a sua loja

A possibilidade de criar uma lojinha no Instagram é um recurso recente. Desse modo, você pode aproveitar essa como umas das 5 dicas para vender no Instagram, principalmente por ser uma forma direta de fazer isso.

A partir desse shopping no Instagram, é possível criar uma nova oportunidade de vendas e de marketing dos seus produtos, como se fosse uma loja virtual. Assim como os outros recursos da rede, após instalado, permite uma maior agilidade no processo de compras. Sendo assim, não é preciso entrar em novos sites para comprar.

Ou seja, o mais interessante é que essa opção permite a inserção de uma vitrine virtual com os seus produtos, assim como os preços. O cliente pode fazer a sua escolha e logo realizar o pedido. Para isso, é preciso ter um perfil comercial e também um perfil de negócios no Facebook.

Ainda assim, não é apenas a exposição que fará você vender rapidamente ou para uma maior quantidade de pessoas. Um atendimento qualificado e os conteúdos relevantes serão fundamentais. Afinal, essa é uma tendência que ocorre tanto em lojas físicas como nas virtuais.

Quando, por exemplo, você chega a uma loja de shopping e não recebe um bom atendimento pelo vendedor, a tendência é não comprar mais lá, certo? Em outra suposição, você pode até comprar, mas não ficará satisfeito e não voltará lá depois.

Mas no Instagram, com uma concorrência que só aumenta, essas possibilidades também existem, e essa tomada de decisão é ainda mais veloz. Por isso, é preciso manter a atenção e a interação com o cliente, criando assim, uma relação sólida e duradoura.

5 dicas para vender no Instagram: Crie a sua loja

Mantenha a frequência nas postagens

Acima de tudo, manter a frequência nas postagens também está inclusa nas 5 dicas para vender no Instagram. Trata-se de um tópico fundamental, tanto para a sua organização como para a do cliente. Isso porque, automaticamente, ele já espera que essa publicação saia nos mesmos dias e horários.

Além disso, é preciso manter a frequência regular. Isso porque, deixando de postar um dia, você deixa outro, e assim, você pode deixar de lado uma parte fundamental. Quando essa consistência é mantida, as chances de ser lembrado pelos clientes e de chegar até eles, é ainda maior.

Assim, o fato é que, você não precisa postar todos os dias da semana ou em todos os turnos. A ideia não é transformar as postagens em uma atividade compulsiva, e sim manter a sua organização. Por exemplo, você pode optar por postar na segunda, quarta e sexta às 12h. Se essa foi a sua decisão, é importante se comprometer e continuar.

5 dicas para vender no Instagram: Mantenha a frequência nas postagens

Sendo assim, outro aspecto que deve ser ressaltado, é sobre as postagens em excesso. Isso porque, no lugar de ajudar, essa sobrecarga pode atrapalhar na sua relação com o cliente. Para não ter erro no alcance dos melhores resultados, uma boa dica é utilizar aplicativos e plataformas para agendamentos de postagens.

Além de não precisar se preocupar em postar na mesma hora todas as vezes, você tem a vantagem de organizar as publicações da maneira como desejar e maior facilidade em mensurar resultados. Por isso, mantenha sempre o seu perfil atualizado e com horários pensados de acordo com a sua persona.

5 dicas para vender no Instagram: Realize avaliações e monitoramento de resultados

O Instagram é uma plataforma versátil e completa, na qual o empreendedor possui a liberdade para divulgar, vender, e produzir de diversas maneiras. Assim levando em consideração a participação ativa do consumidor nos dias de hoje, o seu uso torna-se fundamental para o seu negócio.

O fato acima nos leva à seguinte conclusão: é possível utilizar a rede social para monitorar os seus resultados. Isso porque, você pode apostar nessa dica para realizar enquetes, receber feedbacks e fazer questionários com os seus clientes. 

Portanto dessa forma, você consegue não só extrair a opinião dos seus clientes sobre produtos e serviços passados, como aplicá-las nos próximos.

É uma das 5 dicas para vender no Instagram mais certas, porque através desses dados, você consegue interagir diretamente com o seu cliente e perceber o que ele deseja na prática. Você saberá, portanto, se errou e como errou em algum momento e poderá utilizar isso como combustível para acertar nas próximas vezes.

A partir dessas informações, você pode construir novos produtos e serviços ou quem sabe até mesmo se basear para inovações. Assim a ideia é que, para aumentar as suas vendas, você conheça bem o seu nicho, a sua persona e saiba agir no momento certo.

5 dicas para vender no Instagram: Realize avaliações e monitoramento de resultados

5 dicas para vender no Instagram: Realize avaliações e monitoramento de resultados

Por fim, espero ter ajudado você a encontrar as melhores soluções nessas 5 dicas para vender no Instagram. Agora, para que elas funcionem de verdade, não adianta focar só na teoria, é preciso partir para a prática o quanto antes. Afinal, quanto mais rápido você começa, mais rápido os bons resultados chegarão.

Agora para te ajudar ainda mais a construir uma presença sólida no meio digital, convido você a conhecer o método único e simples para criar negócios de sucesso do zero!

Assim além de um módulo absolutamente completo que aborda técnicas de vendas no Instagram.

Concluindo, como empreendedor digital, tenho grande bagagem e experiência nessa área e espero ajudar você nesse processo também. No mais, continue acompanhando conteúdos exclusivos e compartilhe essa dica com os seus amigos!

Infográfico 5 dicas para vender no Instagram

Infográfico 5 dicas para vender no Instagram​

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia,  voltado para  ajudar você Empreendedor digital na criação e expansão dos seus negócios.

Posts Recentes

Curso Como ser afiliado e vender na internet sem investir
Curso Grátis: Como ser afiliado e vender na internet sem investir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique