Como Ranquear no Google com Estratégias de SEO

Para que seu site ou blog apareça nas primeiras páginas, você deve aprender como Ranquear no Google com SEO. Confira as dicas!

O Google é o mecanismo de busca que possui maior popularidade por todo o mundo. Para que seu site ou blog apareça nas primeiras páginas desse buscador, você deve aprender como ranquear no Google com SEO.

SEO é o conjunto de técnicas para otimizar os mecanismos de busca. Logo, o objetivo é fazer com que o Google indique seu negócio para os usuários. Contudo, para que o Google entenda que seus conteúdos são relevantes e de qualidade, é realizada uma avaliação.

Desse modo, a otimização precisa ser realizada para melhorar a experiência do usuário, de acordo com as regras do Google. Um bom planejamento estratégico é essencial para conseguir ranquear no Google com SEO.

Como ranquear no Google com SEO?

Como ranquear no Google com SEO

Primeiramente, para saber como ranquear no Google com SEO, é preciso entender como é realizada a divisão dos resultados das buscas.

Os resultados são divididos em dois grupos, são eles:

  • Resultados pagos

Vêm de anúncios pagos, estes resultados são mostrados pelo Google no topo de cada página. Quando realizar uma busca no Google, note que abaixo do link, ou antes, estará destacada em verde ou preto a palavra “anúncio”.

  • Resultados orgânicos

Em seguida dos pagos vem os resultados orgânicos, que nada mais é do que resultados onde não foi realizado pagamento de anúncios.

A ordem dos resultados, ou seja, o posicionamento é definido de acordo com as regras estabelecidas pelo Google. Dessa forma, os robôs do Google são rastreadores que realizam em poucos segundos uma avaliação, organizam e mostram os resultados.

Essa avaliação é de acordo com a relevância dos conteúdos e também com a autoridade da página. As páginas indicadas possuem algumas características que proporciona melhor experiência, maior qualidade e conteúdos completos para suprir as necessidades dos usuários.

E é essas características que fará você entender como ranquear no Google com SEO.

O que é Google Bot e como o site é visto pelo Google?

Bot é o robô do Google, isto é, uma espécie de robô utilizado pelo buscador. Sua função se resume no quadro abaixo:

Por mais que pareça uma tarefa complicada para nós, sabemos que os resultados são organizados em uma velocidade que é extremamente rápida.

Assim sendo, é através desses passos que o Google oferece os melhores resultados que encontra para os usuários.

Consegue imaginar o trabalho que teríamos se o Google Bot não buscasse os melhores resultados? Certamente que procurar um conteúdo relevante, página por página não seria tarefa fácil.

Ranquear no Google: O que é Google Bot

Contudo, o site não é visto pelo Google da mesma forma que nós seres humanos o vemos. Em primeiro lugar, os mecanismos do Google não conseguem visualizar javascript e imagens, mas enxergam o site como códigos e textos.

E é por isso que você deve acrescentar um texto alternativo para cada imagem e também estruturar o seu texto. Se ao inserir uma imagem no seu conteúdo, você não acrescentar um texto alternativo, o Google irá visualizar um espaço vazio no texto.

Quando o Google enxerga um vazio no conteúdo, automaticamente ele busca outro mais completo. Pois, entende que não é relevante para o usuário que realizou a busca.

Fatores para ranquear no Google com SEO

Atualmente, os fatores que o Google avalia são mais de 200, pensando nisso separei os principais para que utilize na sua estratégia de SEO.

Alguns fatores são trabalhados dentro do seu site e são denominados On Page, já os externos ao site recebem a denominação de Off Page.

Fatores para ranquear no Google

Os fatores internos são:

Qualidade do conteúdo

Mesmo sem ter um conteúdo de qualidade é possível que a página esteja bem posicionada. Mas, de nada adianta essa posição se o usuário não se sentir satisfeito.

Então, você deve inserir as técnicas de SEO em um conteúdo de qualidade. Afinal, o objetivo é ranquear no Google e se manter lá.

Tamanho do conteúdo

Os artigos que estão ranqueados possuem em média 2000 palavras, portanto utilize no mínimo 1500 palavras nos seus artigos.

Contudo, não se esqueça da qualidade do conteúdo.

Título interno

Crie títulos que chamem a atenção dos usuários, assim é importante que a palavra-chave esteja no título.

URL amigável

Cada artigo possui uma URL, desse modo é importante que a palavra-chave apareça nela e que seja fácil de compreender, ou seja, curta.

Palavra-chave e relacionadas

No Google você pode realizar uma pesquisa para verificar quais são as palavras-chave relacionadas à sua palavra-chave principal.

Para fortalecer o SEO On Page e complementar a relevância, você deve espalhar pelo texto as palavras-chave relacionadas.

Já a principal deve ser repetida de 2% a 3% de todo o seu artigo. Podemos citar, por exemplo, um texto de 500 palavras, onde é preciso repetir de 10 a 15 vezes.

Porém, a repetição deve ocorrer de forma natural, ou seja, não pode parecer forçada.

Tempo de permanência na página

Se o usuário permanecer por um longo tempo na sua página, o Google entende que há conteúdos relevantes e de qualidade.

Por isso, é importante criar conteúdos de qualidade, para que o usuário se sinta atraído a permanecer por mais tempo no seu site ou blog.

Otimização das imagens para SEO

Para otimizar a imagem você deve se atentar ao tamanho da mesma, pois se for pesada irá dificultar o carregamento.

Como mencionei você deve colocar um texto alternativo. Vale ressaltar que a palavra-chave deve estar presente nesse texto.

Links

Nesse fator temos dois pontos importantes, os links internos e os externos (os externos serão mencionados nos fatores de Off Page).

Você deve utilizar links internos para sugerir ao usuário a leitura de outros artigos. Assim, ele permanece mais tempo no site ou blog, consome mais conteúdos de qualidade e você consegue outro fator para se ranquear no Google.

Meta descrição

É uma pequena descrição sobre o seu conteúdo e deve conter a palavra-chave. Ela aparece para os usuários no momento da busca.

Os fatores externos são:

ranquear-no-google-fatores-externos

Link externo

Também conhecido como link building, é a indicação que outros sites fazem para direcionar os usuários para o seu site.

É importante que os sites sejam do mesmo nicho, caso contrário o Google não entende como relevante.

Autoridade

A autoridade está diretamente ligada com os links externos, ou seja, quanto mais indicações outros sites fizerem, maior será a autoridade do seu site.

O Google entende, que se muitos estão recomendando é por que contém conteúdos de qualidade e relevantes, para oferecer para os usuários.

Localidade

Se o seu negócio possui um espaço físico, disponibilizar a sua localização no Google é importante.

O Google utiliza a localização do usuário e o assunto da busca para oferecer os melhores resultados. Se, por exemplo, seu negócio for um restaurante, ao realizar uma busca, o Google indica sua marca se esta estiver na mesma região do usuário.

Estes são alguns fatores que o Google utiliza, contudo, como mencionei são mais de 200. Porém, você já pode colocar em prática os fatores apresentados. Confira quais os benefícios e vantagens de trabalhar com SEO em seu negócio.

Não se esqueça de que as técnicas são atualizadas constantemente, então busque se atualizar com frequência.

No Treinamento Fórmula Negócio Online, é apresentado um check-list para criar conteúdo e ranquear no Google com SEO. Confira!

Infográfico Ranquear no Google com Estratégias de SEO

Infográfico Ranquear no Google

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique