7 Dicas de Como Vender Pelo WhatsApp [Atualizado 2021]

Impulsione de uma vez por todas os resultados de seu negócio de forma profissional com essas 7 dicas de como vender pelo WhatsApp.

Existem muitas dicas de como vender pelo WhatsApp. Sendo assim, é preciso que você busque a melhor forma de acordo com o seu negócio. Como dono de um negócio, você precisa testar algumas técnicas para identificar o que funciona para você.

Há muito tempo que o WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo de mensagens. Agora é possível usá-lo como meio de comunicação, divulgação de promoções, e claro, realizar vendas.

Mesmo que você tenha um negócio consolidado ou esteja iniciando o seu empreendimento, é preciso investir em técnicas de vendas. Ao utilizar esse app, você tem mais chances de potencializar as suas vendas. Para te ajudar, veja algumas dicas de como vender pelo WhatsApp.

Dicas de Como Vender Pelo Whatsapp

Dica 1 – Ofereça conteúdos relevantes

A primeira dica que eu apresento para você, é que é preciso oferecer um conteúdo relevante. Mas você deve pensar que isso só serve para as redes sociais como Instagram, não é? Pelo contrário, é possível entregar conteúdo relevante através desse aplicativo.

Com o desenvolvimento dos materiais certos, você pode entregar um conteúdo de valor para os seus prospects e clientes. Dessa forma, você estreita o relacionamento, aumentando as chances de conseguir realizar uma venda.

E como pode ser esse conteúdo?

Isso vai depender do seu planejamento, e o que você identificar que funciona com o seu público. Por exemplo, você pode enviar conteúdo em áudio, vídeo ou texto.

Para criar um bom conteúdo, você precisa conhecer bem o seu público. Além disso, o conteúdo precisa chamar a atenção do cliente. Lembre-se que para vender pelo WhatsApp, você não vai ficar pedindo para o cliente comprar. Mas é através do que você compartilha, que você cria autoridade.

Sendo assim, o prospect ou cliente, pode voltar a comprar com você! Portanto, não deixe de criar conteúdo, pois ele é muito importante para você conseguir fazer vendas.

Dica 2- Descarte os grupos e utilize listas de transmissão

Descarte os grupos e utilize listas de transmissão como uma dicas de como vender pelo Whatsapp

Entre as dicas de como vender pelo WhatsApp, você precisa começar a utilizar as linhas de transmissão. Esta é uma função que está disponível no aplicativo, e com ela, você pode enviar a mesma mensagem para vários contatos.

Essas listas ficam salvas e assim, você não precisa selecionar o mesmo contato a cada envio. E por que elas são melhores do que mandar mensagem em grupo? Porque através das listas de transmissão você cria uma sensação de conversa um para um.

Ou seja, o seu cliente ou prospect, não se sente mais um no grupo, ele tem a sensação de ser o único. Pois a mensagem não foi disparada para um grupo, mas somente para o contato.

Outra dica importante desse contexto, é que você não fique forçando a utilização das listas de transmissão. Elas são importantes, mas se usadas com muita frequência, pode desgastar o contato.

Dica 3 – Crie um cronograma de mensagens

Com a produção de conteúdo, mensagens enviadas através de listas entre outras informações, você precisa ter um cronograma. Se você já utiliza as redes sociais, com certeza, já tem um cronograma de publicações. Se ainda não tem, comece o quanto antes.

O cronograma é uma ótima forma para você se programar do que vai enviar, quando enviar, e qual o propósito. Por isso, crie um documento, pode ser na uma planilha no Excel, para que você comece a programar a frequência das suas mensagens.

Outro ponto importante sobre o cronograma, é encaixar o conteúdo de acordo com a etapa de funil. Ou seja, identificar em que etapa o seu prospect está. Pois afinal, você não vai enviar o mesmo conteúdo para todos os tipos de clientes e prospects. É preciso atenção.

Por isso, juntamente com as listas de transmissão, separe-as em etapas de funil de cada prospect. E assim, ficará mais fácil para você distribuir o conteúdo!

Dica 4- Trabalhe com a recompensa digital

Trabalhe com a recompensa digital como uma dicas de como vender pelo Whatsapp

A próxima dica que eu sugiro é: Trabalhe com a recompensa digital! A recompensa digital é uma ótima forma para você conseguir capturar números do WhatsApp.

Não sabe o que oferecer como recompensa digital? Calma que eu te ajudo. Através das suas redes sociais ou até mesmo no seu site, você pode oferecer uma recompensa digital.

Essa recompensa pode ser algum material de valor que seja de interesse do seu público. Como por exemplo um e-book, uma planilha editável, ou um curso. Mas precisa ser algo relevante e de interesse para o seu público.

Essa recompensa pode ser também acesso a um conteúdo exclusivo. Seja qual for a recompensa, ela precisa passar a ideia de algo valioso e útil para o seu cliente.

Quando o prospect é direcionado para ter acesso à essa recompensa, você pode solicitar alguns dados. Esses dados podem ser o e-mail e o telefone, assim você consegue o contato.

Lembre-se de pedir a permissão deste prospect para que você possa enviar conteúdos por e-mail ou por telefone. Sem essa permissão, enviar conteúdo pode espantar o prospect. Além de ser contra a lei.

Portanto, foco e não force a barra com o seu público. Ele pode não aceitar o conteúdo logo de primeira, mas conforme você indicar outros, ele pode se interessar.

Dica 5- Crie uma campanha de vendas

Quando se chega nessa dica, muitas pessoas pensam que é preciso um investimento pesado. Mas não é exatamente isso, principalmente no quesito financeiro.

Não precisa ser algo complexo, mas bem-feito. Em se tratando de dicas de como vender pelo WhatsApp, você pode usar o app com uma carta de vendas. Esta carta de vendas precisa ser resumida, afinal você está lidando com um aplicativo de mensagens, e não um e-mail.

Portanto, seja objetivo! Utilize uma linguagem persuasiva e direcionada para o prospect certo, de acordo com a etapa de funil onde ele está!

Assim, as suas chances de vendas são muito boas! Apresente ao cliente o porquê ele deve comprar o seu produto.

Dica 6 – Procure organizar os seus clientes

Já comentei que, para que as suas vendas sejam efetivas, você precisa utilizar as listas e o cronograma. Isso é organização! E você precisa salvar os contatos dos seus prospects e clientes de acordo com a etapa que eles estão.

Se você não se organizar desse jeito, a comunicação não será efetiva e se tornará confusa.

Quanto mais organizado, melhor para você, pois assim, você agiliza todo o processo e você não cria confusão!

Dica 7- Treine a sua equipe

Não adianta começar a usar o WhatsApp para conseguir fazer vendas se você ainda não treinou a sua equipe. Assim como há o treinamento de atendimento pessoal, é preciso investir nesse atendimento digital.

Portanto, não deixe de investir em sua equipe. Não veja como um gasto adicional, mas sim um investimento. Por isso, invista em um treinamento de marketing digital e vendas, pois a sua equipe precisa ter conhecimento de como funciona o marketing digital, e aplicar isso nas vendas.

Além disso, a equipe precisa aprender as boas práticas de como seguir com um atendimento desse tipo. E lembre-se que esse treinamento precisa ser constante, pois novidades no mundo digital sempre aparecem.

O que fazer com essas dicas para vender pelo WhatsApp?

O que fazer com essas dicas para vender pelo WhatsApp

Como você pode ver, essas dicas para vender pelo WhatsApp não precisam ser trabalhadas isoladas, mas em conjunto. Além disso, existem muitas outras dicas e técnicas para você conseguir fazer as suas vendas.

Portanto, ao escolher quais dicas você vai usar é preciso testar. O segredo é testar, pois uma coisa pode funcionar e outra não. É preciso analisar o que é mais eficiente para o seu tipo de público.

Não tenha medo de investir em conhecimento, treinamentos e ferramentas  que vão ajudar em suas vendas. Muitas empresas subestimam a importância do marketing digital, e o uso do WhatsApp como uma ferramenta de vendas e divulgação!

Além disso, você precisa seguir um planejamento para que a sua estratégia com o WhatsApp funcione. Ou seja, não use essas dicas de forma aleatória. É preciso muita pesquisa, teste e análise para identificar o que está dando certo.

Por exemplo, ao criar conteúdo você precisa pesquisar sobre o que falar, quais palavras-chave. Além de planejar como será apresentado esse conteúdo (texto, vídeo etc.).

Não caia na armadilha do conformismo. Procure sempre inovar sempre, e ofereça uma melhor forma de contato para os seus clientes. Muitas empresas estão investindo no WhatsApp, até mesmo grandes empresas como Americanas e Magazine Luiza.

Não pense que só porque você está começando agora, ou é uma pequena empresa que você não consegue! Consegue sim! O WhatsApp é um app gratuito, que quando usado com sabedoria, pode proporcionar ótimos resultados!

Dica extra

Agora que você já sabe como aplicar as dicas ao seu negócio, não deixe para depois. Comece hoje mesmo o planejamento de como começar a usar o WhatsApp para as vendas.

Se você tem dificuldades com o mundo digital, ou ainda não possui um negócio, eu posso te ajudar! Através do treinamento que eu ofereço, você não vai mais ter mais dúvidas.

O método único que vai te ajudar a criar um negócio de sucesso 100% online. Através desse método, você vai aprender tudo o que é preciso para empreender no mundo digital.

Enfim, não deixe essa oportunidade passar, pois você vai aprender muita coisa relevante. E assim, conquistar a sua independência financeira!

Portanto, se você quer começar o seu negócio, vem conhecer esse método. Clique aqui e tenha mais informações!

Infográfico 7 Dicas de Como Vender Pelo Whatsapp

Infográfico 7 Dicas de Como Vender Pelo Whatsapp

Sobre o autor

Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia,  voltado para  ajudar você Empreendedor digital na criação e expansão dos seus negócios.

Posts Recentes

curso-grátis-para-afiliados
Curso Grátis: Como ser afiliado e vender na internet sem investir.

2 respostas

  1. Eii Bruno , suas dicas são excelentes siim cara
    Já tirou meia dúzia de como eu ia começar a vender pelo Whatsapp.
    Eu não entendi nada de dicas mais, tem como ensinar a não ter medo ou vergonha? E estranho mais tem muita gente que tem. Mas o que eu tinha para te dizer era isso muito obrigado estou aqui a espera de novas dicas. Forte abraço.

    1. Olá Thiago, tudo bem?
      Que bom, fico feliz que tenha gostado dessas dicas!

      Olha a questão de vergonha ou medo é natural em todo início, porque eu também passei por isso.
      Até recentemente eu postei um post no Instagram (@proximaideia) sobre 6 livros que eu recomendo todo empreendedor a ler.
      E uma pessoa me questionou o porque eu recomendava o livro “O Segredo”. E eu respondi:

      “eu sempre fui muito inseguro na minha infância/adolescência e até em coisas simples. E depois que eu li e assisti o documentário do “O Segredo”, com toda sinceridade eu comecei a ter mais firmeza nas minhas tomada de decisões etc. A msg que o livro passa é a mais pura e verdadeira em sua essência, eu recomendo e muito a leitura desse livro”.

      O livro acabou me deixando mais positivo em relação os obstáculos que apareciam. E talvez possa ajuda-lo também nessa questão.
      Bom, espero ter ajudado você Thiago de alguma forma. Continue acompanhando o blog e o meu Instagram, está vindo muito conteúdo bacana aí.

      Fica com Deus
      Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique