5 Dicas Para Acabar Com a Procrastinação

Está em busca de dicas para parar de procrastinar? Então este Guia Prático pode te ajudar! Com 5 Dicas para acabar com a procrastinação!

Se você está precisando de dicas para acabar com a procrastinação, esse artigo pode te ajudar! Procrastinar significa deixar de fazer alguma coisa agora, e ir deixando sempre para depois. E por fim, a tarefa acaba sendo realizada às pressas e com baixa qualidade.

Embora esse seja um comportamento normal, afinal, atire a primeira pedra quem nunca procrastinou, não é mesmo? Porém, esse comportamento não pode se tornar um hábito, pois ele é prejudicial. Isso pode afetar a produtividade e até mesmo a vida da pessoa.

5 dicas para acabar com a procrastinação

Caso você esteja passando por essa fase, não deixe a procrastinação te atrapalhar. Neste artigo, você vai poder checar 5 dicas para acabar com a procrastinação. São dicas simples, mas que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia. Confira!

Quais são os sintomas e como acabar com a procrastinação?

Você acha que procrastina ou tem certeza? Não sabe como identificar esse tipo de problema? Apesar de ser um comportamento normal, ou seja, qualquer um pode ter o seu momento de procrastinação, isso é coisa séria. Principalmente quando afeta a sua vida!

Veja alguns sintomas que provam que você procrastina:

  • Tem uma tarefa importante para fazer no computador, mas perde tempo nas redes sociais.
  • Deixa para fazer tudo em cima da hora;
  • Assiste filmes ou séries ao invés de se preparar para uma prova;
  • Começa o dia bem, mas desanima e deixa tudo para o outro dia;
  • Faz as coisas pela metade.

Esses são só alguns pontos do que uma pessoa que procrastina pode fazer. Com certeza, todos nós já fizemos algumas ou todas elas. O problema, é quando isso se torna algo recorrente. Ou seja, isso é tão comum, que às vezes você nem percebe!

Sintomas em como dicas para acabar com a procrastinação

Se você se identificou e percebeu que isso já passou dos limites, está na hora de mudar!

Um dos maiores problemas da procrastinação, é que ela pode estar associada à ansiedade ou depressão! Por exemplo, quanto mais você adia as suas tarefas, mas você fica atrasado. E assim, essa frustração e estresse vai gerando ansiedade por não conseguir atingir o seu objetivo.

Pessoas que sofrem com depressão, também podem passar por esse problema, pois estão desanimadas. Logo, perdem o interesse nas atividades, e acreditam que deixar para o “amanhã” seja melhor!

Para te ajudar a lidar com a procrastinação é preciso buscar por mudanças. Então, confira abaixo as dicas contra a procrastinação!

Dica 1- Deixe o seu dia programado.

Uma das dicas para acabar com a procrastinação é que você aprenda a programar o seu dia. Contudo, por mais simples que pareça, muitas pessoas não sabem como se planejar.

Dependendo se o seu objetivo é longo, a tendência é procrastinar ainda mais. Pois afinal, o seu “objetivo” ainda está longe de ser alcançado. Se você pensa dessa forma, lembre-se que quanto mais se procrastina, mais longe o objetivo vai ficar.

Deixe seu dia programado como uma das 5 dicas para acabar com a procrastinação

Assim, você vai ficar mais frustrado e até desistir! A ideia para começar planejar o dia, é programar o que você vai fazer amanhã. Por exemplo:

  • Defina quais tarefas vai realizar;
  • Os horários dessas tarefas;
  • Agende reuniões;
  • Programe as suas pausas.

Não deu tempo de realizar tudo? Sem problemas, não se martirize! Coloque no dia seguinte essas tarefas como prioridades.

Para fazer esse tipo de programação, tem pessoas que preferem planners, agendas, cadernos, ou usar o calendário do e-mail. Não importa o jeito que você use, o importante é aprender a usar essas ferramentas a seu favor!

Dica 2- Saiba como dividir o seu tempo.

Na primeira dica falei em saber planejar o seu dia, e isso inclui aprender a dividir o seu tempo. Não dá para fazer várias coisas ao mesmo tempo, isso pode afetar a sua produtividade. Então, existem algumas técnicas que ajudam a dividir o seu tempo.

Uma dessas técnicas é a Técnica Pomodoro. Essa técnica consiste em dividir o seu esforço em blocos de 25 minutos. Por exemplo, dentro desses 25 minutos você vai focar totalmente no trabalho ou tarefa a ser realizada. Depois dos 25 minutos, você dedica 5 minutos para descanso.

saber dividir o tempo como uma das dicas para acabar com a procrastinação

Essa técnica é ideal para quem não consegue largar o celular, e ficar olhando as redes sociais. Essa é uma das armadilhas para procrastinar. Utilize esses 5 minutos para olhar o celular, comer alguma coisa ou apenas relaxar!

Além dessa técnica, existem ferramentas e aplicativos que ajudam a dividir o seu tempo, e a aumentar a sua produtividade. Veja exemplos de alguns desses aplicativos:

  • Trello;
  • Freedom;
  • Any.do;
  • SimpleMind

Dica 3- Defina quais serão as suas prioridades.

Entre as dicas para acabar com a procrastinação, definir as suas prioridades é uma regra muito importante. Pois afinal, não adianta organizar o seu dia e querer abraçar várias tarefas de uma vez. Isso é um erro muito comum, que pode atrapalhar a qualidade do trabalho e a entrega.

Portanto, é muito importante que ao planejar o seu dia, coloque as tarefas que serão prioridades. As mais importantes ou que tem certa urgência de entrega.

Quando você foca nas atividades prioritárias você vai ter mais disposição e energia para executá-las. Depois, você se dedica às atividades que não possuem tanta urgência.

Assim, seguindo dessa forma, você vai perceber a diferença e como o seu trabalho vai render muito mais!

Dica 4- Saiba pedir ajuda quando precisar.

Existem momentos na nossa vida que podem ajudar na procrastinação. Problemas como ansiedade, estresse, tristeza e até mesmo depressão. Quando você encontra dificuldade em executar as suas tarefas, sejam quais forem, você pode contar com ajuda.

Mesmo que seja difícil, não tenha vergonha ou medo de pedir auxílio. Às vezes, pode acontecer de você achar uma determinada tarefa muito difícil, e assim, procrastinar. Se está tendo dificuldades, peça ajuda aos seus colegas de trabalho!

saber pedir ajuda quando precisar como uma das dicas para acabar com a procrastinação

Outro exemplo, se você está de home office e está tendo dificuldades para trabalhar, peça ajuda a familiares. Às vezes as tarefas de casa te atrapalham para realizar o seu trabalho. Por isso, na sua organização do dia, separe quem faz o que na casa.

A sobrecarga e a preocupação de não conseguir fazer as coisas podem te atrapalhar! Então, peça ajuda!

Dica 5- Faça na hora!

A procrastinação é cheia de armadilhas, quando queremos adiar algo já pensamos em deixar para amanhã. E esse pensamento precisa ser combatido logo!

Tem pessoas que usam a frase: “Antes tarde do que mais tarde”, ou “Por que fazer amanhã, se posso fazer depois de amanhã?”. Não seja adepto desses tipos de pensamentos. Se você tem algo para fazer hoje, faça hoje!

Não deixe o desânimo tomar conta. Lembre-se que o seu objetivo vai estar mais perto, conforme você realizar as tarefas. Um passo de cada vez, não precisa ser feito nada às pressas, mas também não fique enrolando!

As dicas para acabar com a procrastinação funcionam?

Quem sofre com a procrastinação com certeza já deve ter pensado, mas será que isso funciona mesmo? São dicas tão simples, porém, elas são extremamente úteis para ajudar a tirar desse ciclo.

As dicas para acabar com a procrastinação são apenas alguns passos, que devem ser exercitados todos os dias! Não adianta fazer dia sim e dia não, isso precisa se tornar um hábito na sua vida!

Então, a partir de hoje deixe os hábitos ruins de lado, e comece uma nova rotina. Um dos problemas da procrastinação, é que as pessoas têm muito medo de errar. Como já abordado aqui, se você tem esse tipo de medo não deixe de pedir ajuda!

As dicas para acabar com a procrastinação funcionam

Além dessas dicas, existem muitas outras técnicas para ajudar com esse tipo de problema. Como por exemplo a meditação, pessoas descrevem que esse momento ajuda a clarear a mente, e que ajuda no foco.

Portanto, não siga apenas uma dica, tente utilizar mais de duas. Com certeza, ao longo do tempo você vai sentir a diferença. No começo, pode ser um pouco mais difícil, afinal, você está passando por mudanças de hábitos.

E conforme os dias passarem, essa rotina vai ser tão comum que você nem vai perceber!

Como aplicar as dicas para acabar com a procrastinação?

Enfim, agora você pode perceber como a procrastinação pode prejudicar a sua vida e o seu trabalho. Se parar para imaginar, a procrastinação pode até atrapalhar a economia, afinal, imagina uma empresa de procrastinadores…não vai dar certo!

Sendo assim, é muito importante que você siga com as dicas que apresentei neste artigo. É interessante que você use todas, mas isso fica a seu critério.

Às vezes o que funciona para um, pode não funcionar para outro. E não se preocupe, o importante é tentar e mudar os seus hábitos.

Como aplicar as dicas para acabar com a procrastinação?

A procrastinação é um problema que pode atingir qualquer pessoa, de qualquer idade, seja homem ou mulher. E cada vez mais vemos esse tipo de problema atingir jovens e até mesmo crianças.

Para que isso não aconteça, mude a chave do seu pensamento sempre focando no seu objetivo.

Além disso, utilize as dicas e técnicas disponíveis para ajudar nesse processo. Além de cursos que podem te ajudar a superar esse problema, como o Método Vencendo a Procrastinação.

Através desse curso 100% online, você vai aprender:

  • A lidar com esse tipo de problema;
  • Gerenciar o seu tempo;
  • Criar hábitos saudáveis;
  • Controlar a sua vida;
  • E muito mais.

Através desse curso juntamente com as dicas para acabar com a procrastinação, você vai ter mais foco! Seja no trabalho ou nos estudos, você vai conseguir sentir a diferença!

Quer saber mais? Clique aqui e veja todas as informações!

Infográfico

Infográfico 5 dicas para acabar com a procrastinação

Sobre o autor

Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia,  voltado para  ajudar você Empreendedor digital na criação e expansão dos seus negócios.

Posts Recentes

curso-grátis-para-afiliados
Curso Grátis: Como ser afiliado e vender na internet sem investir.

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade.
+ de 100 Mil Alunos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique