Digital Influencer: O Que é e Como se Tornar Um [Guia Completo]

O Digital Influencer é um formador de opinião capaz de influenciar milhares de pessoas em mídias sociais, como Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.

Se você está em busca de mais seguidores para o seu perfil, já fez de tudo mas ainda não teve resultados satisfatórios, então eu te digo com toda certeza: está na hora de ir em busca de outras estratégias. E é o que eu tenho para te apresentar para ser tornar um bom digital influencer.

Esta profissão tem se tornado uma das mais desejadas dos últimos tempos, mas é claro que, para que você consiga ter muitos seguidores, é importante que você saiba realizar ações de marketing digital adequadas.

Hoje, eu falarei mais sobre este assunto com você. Saiba todos os detalhes a partir de agora.

Antes de continuarmos, eu preciso te falar do treinamento Fórmula Negócio Online, que é um treinamento passo a passo que me ensinou a montar um negócio online do absoluto zero.

São mais de 210 mil alunos, 100% prático, completo e milhares de cases de sucesso.

Para conhecer mais sobre o treinamento, clique aqui.

Por que ser um digital influencer?

Por que ser um digital influencer

Você provavelmente deve estar se perguntando o porquê escolher essa profissão, não é mesmo? Mas é simples de entender: o digital influencer oferece conteúdo ao seus seguidores, educando-o e estreitando o relacionamento. E se você acompanha meus conteúdos, já sabe o quanto ter um bom relacionamento faz a diferença.  E as marcas também sabem disso!

Além disso, é importante entender que, com a concorrência acirrada em todos os nichos de mercado, atrair a atenção do consumidor é um desafio e tanto!

Isso porque as marcas oferecem diversos estímulos, as ofertas “saltam aos olhos” e, realmente fica difícil para o consumidor escolher qual é a melhor marca ou produto a se consumir.

Assim, com a ajuda de um digital influencer, várias marcas conseguem desenvolver que retenha e que permita que o consumidor chegue mais rápido até seu produto. E acredite, elas pagam muito por isso!

E o que faz um digital influencer?

e-o-que-faz-um-digital-influencer

Embora toda vez que você ouça a palavra digital influencer, talvez se lembre de uma pessoa fazendo stories, não é esse o caso, pois vai muito além disso. Este profissional:

  • Cria conteúdo interessante para seus seguidores;
  • Interage, dá dicas e responde a perguntas;
  • Está sempre antenado ao que está acontecendo ao seu redor e tem uma opinião quase sempre formada sobre isso.

Enfim, tudo aqui que ele possa absorver, que possa usufruir de alguma maneira ele tirará proveito.

Mas não se trata apenas de fazer todas estas ações sem sentido, pois é importante que este material realmente agregue valor.

Como se preparar para ser um bom profissional nesta área

Bom, como eu acabei de dizer, não basta fazer um material nas redes sociais e torcer para que ele dê resultado.

A verdade é que, para obter o resultado desejado, você precisará contar com boas estratégias de marketing digital.

Sim, não existe boa ferramenta na internet para atrair seguidores que não utilize as estratégias de marketing digital como aliadas.

Então, alguns passos são importantes como:

Estudar seu público-alvo

Entendendo os seus gostos, preferências e o tipo de material que ele deseja consumir.

Construir um material bem elaborado

Olha, particularmente isso é algo que eu preciso frisar. Infelizmente, já tive contato com algumas influencers que me deram muito desgosto. Eu realmente esperava algo a mais, porém só vi conteúdo sem nexo, sem graça e sem vida. E o que eu fiz? Parti para outros perfis mais interessantes.

E é isso que eu preciso que você entenda, que não basta juntar um emaranhado de palavras e ações e achar que isso vai ser suficiente para o seu seguidor, pois não vai.

Então, antes que você perca seu tempo precioso fazendo um conteúdo sem qualidade, pense no que eu acabei de te falar.

Deixar o seguidor curioso para saber mais

Se por um lado entregar conteúdo nas redes sociais em qualquer tipo de atração é um erro, por outro, entregar tudo de uma vez só pode não ser uma boa ideia.

O ideal então é partir para um meio termo. Você pode, por exemplo, fornece uma parte do seu dia a dia em um momento, porém, o restante você só entregará com os próximos contatos e interações, sem deixar seu público enjoado de você.

Assim, você de fato estará entregando algo que realmente valha a pena, mas sem no entanto, revelar tudo o que você tem a dizer fazer naquele dia.

Mas esta é só uma parte do processo para ser digital influencer, e próxima parte eu te mostrarei agora.

Como fazer com que os seus seguidores sejam atraídos para o seu perfil

Construir um perfil e esperar que os seguidores apareçam, é o mesmo que pescar em um rio sem peixe. Ou seja, será um serviço vago, um desperdício de tempo.

Assim, existe também outra parte muito importante deste processo que é a de fazer com que as pessoas tenha interesse em consumir o que você produz na internet.

E como fazer isso?

Calma, pois eu vou te explicar este processo agora mesmo. Veja.

Descubra o problema

Uma coisa você precisa ter em mente: perfil vai ajudar algumas pessoas que têm o mesmo problema que você ou o mesmo ideal.

Só que, muitas vezes, as pessoas sequer sabem que têm um problema. Outras vezes, estão tão ocupadas com este problema, que esquecem de encontrar a solução.

Então, o que você precisa fazer é despertar essa crise de consciência nelas.

E é aí que entram as redes sociais, pois através delas você despertará a consciência do problema bem como, a necessidade de resolvê-lo.

Por isso, é importante que você crie posts que atinjam a dor do público, que o toquem profundamente.

digital influencer descubra o problema​

Vou dar um exemplo muito prático e comum: uma pessoa que deseja emagrecer.

Esta pessoa, provavelmente já tentou de tudo, e, possivelmente está cansada e desiludida.

Se você dará dicas de como emagrecer, é importante que você faça posts falando o quanto é ruim se sentir mal consigo mesmo, não ter autoestima e não ser feliz com o próprio peso.

É importante que a pessoa pense: “Nossa, realmente é assim mesmo!”.

E você irá alimentar isso nela todos os dias, pouco a pouco, sempre indicando a solução, que é a sua isca digital.

Reforce essa ideia através dos stories

Os stories também são muito importantes nesse processo. Ali, você poderá lembrar os seguidores de que existem posts sobre o assunto bem como, poderá falar abertamente sobre o problema.

Quando bem explorados, os stories são uma poderosa ferramenta. Portanto, saiba aproveitá-los a seu favor.

Utilize real timing ao seu favor

Uma excelente estratégia para divulgar o seu perfil e se tornar um digital influencer é a utilização do assunto do momento para falar da sua isca.

Quando você se apropria de forma adequada disto, as chances de conquistar seguidores aumentam muito. Mas é importante lembrar que você deverá utilizar esta estratégia de maneira adequada, de modo que realmente faça sentido.

Caso contrário, você será apenas mais um querendo chamar à atenção na internet. E isso, com certeza, não causará boa impressão.

Anúncios pagos também ajudam no processo

Os anúncios pagos são importantes nesse processo, já que chegam a uma camada mais específica de seguidores com o perfil que você desenhou.

Assim, é importante destinar uma parte do seu orçamento com este tipo de anúncio.

Você poderá até mesclar, fazendo vídeos e posts. Vale muito a pena, principalmente quando estes materiais são bem elaborados e realmente prendem a atenção das pessoas.

Se valha de outras redes sociais

digital influencer redes sociais

Basicamente, os rendimentos de um digital influencer vêm do Instagram, mas isso não quer dizer que esta seja a única rede social que ele deve usar.

Muito pelo contrário, Facebook, Twitter, Youtube, TikTok também são redes sociais que ajudam na divulgação do perfil e fazem com que você seja mais conhecido.

Assim, é importante que você crie um perfil nestas redes, alimentando-as adequadamente e, inclusive divulgando o seu perfil no Instagram através delas.

Precisamos falar das métricas

As métricas também são uma etapa importante para a divulgação de seu perfil, já que, através delas, você poderá explorar todas as informações do seu público e entender como ele está reagindo a tudo o que você posta.

Elas mostram em quais dias e horários seus seguidores estão mais ativos, quais os perfis concorrentes eles estão seguindo, bem como, fornecem outras informações preciosas para que você possa conquistar mais audiência.

Conclusão sobre ser um influencer digital

Conclusão sobre ser um influencer digital

Com todas as informações que eu te passei sobre o assunto, já deu para perceber que para ser um influencer digital você precisa trabalhar muito, e não basta somente montar um perfil nas redes sociais.

Os seguidores estão cada vez mais exigentes, e a concorrência cada vez mais acirrada. Então, é preciso ter ideias que realmente sejam interessantes, para fazer com que o seguidor entenda que vale a pena consumir o seu produto ou serviço.

É um grande desafio, mas você pode conseguir bons resultados com um bom trabalho e muito foco.

E se você está começando agora nesta jornada e deseja ser um digital influencer de sucesso, não deixe de conferir todas as dicas que eu passo aqui no meu blog, pois, com certeza, elas serão de grande valia.

Por hoje é isso!

Até à próxima.

Infográfico influencer digital

info digital influencer

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique