Empreendedorismo Jovem: Os Desafios Para Empreender no Brasil

Empreendedorismo Jovem é um tema cada vez mais presente, principalmente pelas inúmeras possibilidades que a internet traz.

O empreendedorismo está cada vez mais presente na vida das pessoas e principalmente dos jovens. Assim como existem muitas formas de empreender, a digital é a mais procurada e empreendida devido ao seu baixo investimento. Porém, é uma das que mais sobressaem no mercado do empreendedor.

Portanto, existem vários meios de empreender e tipos de empreendedores. Claro que, cada pessoa empreende aquilo que situa o investimento e seu perfil. Porque o empreendedor, é quem propõe a inovação do seu negócio no dia a dia e qualidade garantida para o cliente, e sim, visando o lucro.

No entanto, se você busca empreendedorismo, ou seja, busca desafios, esse artigo é para você. Assim também, vou ensinar como empreender sendo jovem, que é o grande desafio para empreender no Brasil. O ideal é que o empreendedor entenda e conheça como gerir lucro no Brasil.

O que é Empreendedorismo?

O que é Empreendedorismo​?

O empreendedorismo é a forma de alguém criar um trabalho que revoluciona e intermedia as outras pessoas. Assim, inovação a cada dia e oferece a qualidade do seu produto criado por si e vende o produto “ inovador”, esse é o empreendedor. Ou seja, aquele que tem a visão de gerir ou produzir algo diferente para o seu público alvo.

Pois, empreender está cada vez mais comum no Brasil, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o órgão que monitora empreendedores pelo mundo, o Brasil com uma taxa de 38,7% em 2019.

O que emplaca o país em segundo lugar no empreendedorismo, mostra que milhões de brasileiros se dedicam ao negócio próprio.

O empreendedorismo é para a pessoa que vê a crise e cria a oportunidade, e para pessoas que não têm medo de sair da zona de conforto. Portanto, esses indivíduos conseguem criar soluções através de crises, geralmente são pessoas cautelosas, porém, não têm medo do “NÃO”.

O Empreendedor

Empreendedorismo: O empreendedor

Aqui vou destacar a diferença entre empreendedor e empresário, onde muitas pessoas se confundem.

O empreendedor é o indivíduo que tem visão e cria um negócio e expande, seja ele, digital ou físico, oferece a qualidade, visando o lucro. Ou seja, a prioridade primária do empreendedor é o seu conteúdo que é vendido e o cliente, depois o lucro.

O empresário visa em primeiro lugar, o lucro empresarial. Portanto, esse comportamento do empresário é gerar mais renda a empresa, seja passando sobre o credo e a missão que a própria empresa emprega.

No caso de empresários, são indivíduos que empregam milhares de pessoas, empresas multinacionais e de grande porte. Por isso, a finalidade do empresário é o lucro.

O empreendedor, aquele que está apresentando seu negócio novo no mercado, no entanto precisa se destacar. Por isso, que o empreendedorismo é voltado ao cliente, ao produto e a inovação e seu último retorno, é o lucro.

Com isso, ao empreender, o indivíduo precisa saber que o retorno para o empreendedorismo é lento, mas recompensador. Porque tudo que é criado no meio de uma crise a fim de uma solução, estabelece sua marca na sociedade.

Características de um empreendedor! Conheça agora

Empreendedorismo: Características de um empreendedor

Assim como é importante ressaltar o que é um empreendedor e o empreendedorismo, também destacar as características dessas pessoas que inovam em vários meios de empreender. Então, elencamos as peculiaridades desses indivíduos:

  • Otimismo: São pessoas otimistas, que acreditam realmente no projeto criado, porém são realistas. Ou seja, sabem dos pontos negativos que o negócio pode trazer, são cautelosos, mas sempre positivo com seu projeto.
  • Autoconfiança: Talvez, a característica mais essencial para empreender. A pessoa realmente precisa acreditar que ela é boa naquilo e o produto que vende realmente é de qualidade. A autoconfiança anda junto com o otimismo até certo ponto.
  • Coragem: Precisa ter coragem para expandir com um negócio que ninguém nunca viu. E provar que seu produto é de qualidade e influencia a vida das pessoas. Ou seja, requer muita cautela e coragem.
  • Persistência e resiliência: Tem tudo a ver com as outras características acima, é persistir até que o negócio comece a fluir. Assim como o empreendedorismo é algo lento de desenvolver e de ter o retorno financeiro, então essas qualidades são essenciais ao empreendedor.

Algumas dicas antes do projeto sair do papel

Empreendedorismo: dicas antes do projeto sair do papel

O ideal para o empreendedorismo antes de sair do papel é que o empreendedor conheça todas as dicas e possibilidades de como sobressair no mundo entrepreneur:

Defina a atividade!

Em primeiro lugar, defina seus limites e seus conhecimentos em que faça algo que te interessa e te mova e que vai mover a vida do público.

O ideal é que não invista em algo que está na moda! Pois, no momento que passar do interesse do público, o negócio não rende e ainda arca com os custos do investimento sem o retorno de lucro.

Analise e conheça sempre o seu consumidor, assim saberá a necessidade e a demanda de como criar a oportunidade de vender.

Seja Diferente!

Ser diferente no empreendedorismo é super essencial! É onde o cliente fecha com você porque você oferece algo que não encontra no concorrente. Ou seja, empreender é tentar ser único todos os dias.

Escala para evolução!

Assim que definir a direção e a atividade do negócio, é essencial planejar a para atender em grande escala.

Porque a intenção do empreendedor é sempre evoluir, então estar sempre um passo à frente, o negócio expande melhor.

Conheça especialistas Entrepreneurship

Como tudo na vida, para ser bem próspero, é necessário investir tempo e dinheiro. E o empreendedorismo funciona da mesma maneira. Assim que decidido ser empreendedor, faça consultas com especialistas Entrepreneurship, faça cursos para empreendedores para conhecer a funcionalidade de tudo e para todos.

Portanto, lembrando que ser empreendedor é libertador, você mesmo gerencia sua vida, porém onde gera muita responsabilidade.

A pessoa empreendedora se responsabiliza por tudo que cria, vende e chega ao cliente.

Ou seja, um empreendedor tem 24 horas de trabalho árduo, mas é muito recompensador saber que seu trabalho influencia e, às vezes, até auxilia pessoas.

Conheça os meios e os tipos de empreendedorismo

Conheça os meios e os tipos de empreendedorismo

Com a modalidade de empreender hoje disponibiliza diversos meios e tipos e prioridades. Por exemplo, um bem popular e formal no Brasil é empreendedor MEI (Microempreendedor Individual). No entanto, vou especificar cada situação de empreendedor e a sua funcionalidade.

  • Empreendedor MEI: É o empreendedor formal, individual, com acesso a alguns benefícios do governo, como menores juros no banco. Sendo assim, é necessário responder aos requisitos do MEI para ser o empreendedor MEI. Se é o seu caso, pelo SEBRAE existem muitas informações sobre.
  • Empreendedor Informal ou Autônomo: O mais popular no Brasil, por ser um empreendimento com pouco investimento e muitas vezes sendo a principal renda da família. Sendo assim, com a criatividade, às vezes o negócio prospera em uma empresa de grande porte.
  • Empreendedor Cooperativista: São pessoas que empreendem no coletivo, por corporações. Não é um empreendimento para qualquer tipo de pessoa e atividade, um exemplo, são artistas que geralmente, atuam nesse campo.
  • Empreendedor Social: Esse é o perfil que a modalidade é voltada para os jovens. Ou seja, tem crescido muito no mercado empreendedor, principalmente entre os universitários. Como trabalham bem em equipe e buscam a revolução juntos, então a prosperidade é certa.
  • Intraempreendedor: Esse é um empreendedor com uma característica diferenciada. Ele empreende dentro de uma empresa privada, ou seja, não é independente, é justamente contratado para inovar lá dentro.
  • Empreendedor do Conhecimento: Pessoas que têm total conhecimento e domínio em alguma matéria ou algo e vende esse material online ou offline em forma de ebooks e audiobooks. Com isso, pode gerar boa renda e são pessoas extremamente autossuficientes.
  • Empreendedor Digital: Essa modalidade é a mais focada e mais fortalecida do momento. É a modalidade que eu escolhi para empreender e crescer como Empreendedor Digital. Somos reconhecidos por criar e facilitar com os canais digitais, especializando a cada dia nossa inovação tecnológica as startups, a toda internet.

A grande demanda de busca para o empreendedorismo digital é a vantagem do investimento baixo e sem necessidade do espaço físico para começar seu negócio.

Basta garantir ao cliente que seu negócio é amplo em conhecimento, qualidade e a sua estabilidade logo aparece.

Conclusão

Como um bom empreendedor é necessário ter as características, porque muitas pessoas vão desacreditar no seu projeto, mas você NÃO!

O empreendedorismo é inovação constante, ou seja, essas pessoas não conhecem a acomodação.

Sempre em busca do conhecimento, sempre estude, pois todos os dias as coisas evoluem. Principalmente, aqueles que escolhem o empreendedorismo digital.

Realmente, é o empreendedor que mais garante no mercado, porém é o que mais necessita de conhecimento diário, informações e estar atento aos novos empreendedores digitais ao redor.

E então, se você está lendo o meu conteúdo, é porque sonha em ser empreendedor e eu posso te ajudar.

Para te auxiliar no processo é necessário procurar conteúdo de valor que agregue seu potencial.

Dessa forma, sugiro que conheça o Fórmula Negócio Online que em minha opinião é fundamental para quem deseja iniciar no mercado. Empreender é uma missão árdua que se executada com as ferramentas corretas tem tudo para gerar grandes resultados.

Não perca tempo e o principal continue acreditando em seu potencial empreendedor.

Conheça e aprimore seu empreendedorismo agora com Seu Negócio Online do Zero | Fórmula Negócio Online

Infográfico Empreendedorismo Jovem

Infográfico Empreendedorismo Jovem

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique