5 Ferramentas de SEO Completas e Gratuitas

Neste post você vai conhecer as 5 ferramentas de SEO gratuitas e completas que estão disponíveis e podem ser utilizadas com facilidade, confira aqui quais são elas.

Algumas ferramentas de SEO gratuitas e completas estão disponíveis, permitindo que dê para estar na primeira página do Google. Se trata de usar um conjunto de estratégias e sempre com o objetivo de ranquear melhor.

A grande questão é que as ferramentas, em grande parte dos casos, são pagas e podem inviabilizar o início dos empreendedores. Por outro lado, as opções gratuitas estão disponíveis e podem ser usadas da maneira correta.

A boa notícia é que dá para ter algo completo e sem que seja necessário gastar logo no começo. Sendo assim, confira a seguir as cinco melhores ferramentas de SEO gratuitas e que te ajudam a ranquear da maneira adequada.

Quais são as 5 ferramentas de SEO gratuitas e completas?

Quais são as 5 ferramentas de SEO gratuitas e completas​

Em primeiro lugar, as ferramentas são gratuitas e oferecem a chance de conferir as informações sobre o SEO. Ao mesmo tempo, é importante que você saiba que o resultado da estratégia depende diretamente das ações do empreendedor.

O que as ferramentas fazem é trazer dados e possibilitar acesso aos elementos para o processo de tomada de decisão. Dessa forma, é importante conferir as cinco opções para SEO gratuitas e completas, pois o uso depende disso.

Google Analytics

Ferramentas de SEO: Google Analytcs

O Google Analytics é considerado uma das bases para o marketing digital e dá uma visão completa sobre o texto. Assim também, viver sem esse recurso é praticamente impossível e por isso é que você deve conhecê-lo bem.

O objetivo do Google Analytics é fazer com que você confira as páginas com mais acessos e traz uma série histórica. Por exemplo: o texto mais acessado do dia, semana, quinzena, mês, trimestre e até mesmo o semestre.

Certamente que não há outra ferramenta tão detalhada e completa quanto essa, ou seja, não deixe de usá-la. Por ser gratuita, é uma excelente alternativa e faz com que os dados possam ser estudados com profundidade.

Outras ferramentas de SEO gratuitas pegam carona nessa opção, portanto, nas informações que o Google utiliza e sempre usando o API. Dados como tráfego, número de visitantes e até cliques no site são possíveis por meio dela.

É fundamental citar que a ferramenta não tem qualquer tipo de ponto negativo e são apenas elogios. Em outras palavras, se você desejar criar um conteúdo sob medida e bem ranqueado, não deixe de usar essa ferramenta.

Ubersuggest

Ferramentas de SEO: Ubersuggest

A ferramenta é um verdadeira ‘coringa’ no mercado e traz várias funções, mas a que se destaca é a de SEO. Bem como, possibilita saber o que você está fazendo e também o que a concorrência fez, dando uma visão geral do processo.

A solução é tão simples e consiste em digitar uma palavra-chave, tendo acesso a um relatório instantaneamente. Em seguida, o resultado mostra a autoridade da página e de domínio, incluindo a dificuldade de ranquear o texto.

Vale destacar que essa ferramenta ainda permite que você confira as palavra-chave relacionadas com a key usada como principal. Existe a possibilidade de conferir até o (CPC) Custo por Clique, caso você trabalhe com Google AdSense.

Ubersuggest é perfeito para pesquisar palavras-chave de cauda longa e obter um melhor ranqueamento. Do mesmo modo, a ferramenta requer estudo e são várias possibilidades, porém demanda que você a estude corretamente.

A ferramenta possibilita fazer tudo mais do que apenas pesquisar palavras-chave e essa é a vantagem principal. Buscar uma palavra-chave assertiva é possível e ranqueá-la também, pois o Ubersuggest é incrível e completo.

Google Mobile-Friendly Test

Ferramentas de SEO: Google Mobile-Friendly Test​

O acesso à internet cresceu na última década, porém atualmente é realizado por meio dos dispositivos móveis. Igualmente, os smartphones chegaram em todas as classes sociais e é fundamental que o empreendedor digital saiba disso.

A sua base de clientes utiliza os dispositivos móveis para realizar pesquisas e até para comprar na internet. Da mesma forma, tenha 100% de certeza que eles desejam um site bonito e responsivo, acima de qualquer outras exigências.

Se o seu website não estiver otimizado para dispositivos móveis, acredite: muitos clientes deixam de comprar. Além disso, ao otimizar o site, saiba que pontos são ganhos na sua estratégia de ter uma excelente estratégia de SEO.

Para aqueles que querem ter um site responsivo, se torna primordial utilizar o Mobile-Friendly Test do Google. Afinal, realiza várias informações sobre esse site, dicas e sugestões para que você melhore o seu ranqueamento.

O uso é bem simplificado e consiste em inserir a URL, recebendo todas as informações em seguida. Estar entre os primeiros resultados nas buscas orgânicas é possível e basta utilizar essa ferramenta para conseguir.

MozBar

Ferramentas de SEO: Moz Bar

A ferramenta, em suma, oferece a chance de conhecer algumas coisas e o MozBar ajuda a descobrir quais são elas. O botão fica na barra do seu navegar e basta clicar, porque você terá um acesso sobre o site que está acessando.

Os dados te mostram três categorias que devem ser usadas da maneira correta: 1) Elementos da Página; 2) atributos da Página; 3) Dados de Link. Logo após, é possível conferir resultados sobre o on-page e oferece uma visão mais geral.

Algumas informações estão disponíveis, por exemplo: tags, subtítulos, descrição, etc. O foco principal dessa ferramenta é trazer uma otimização daquilo que está escondido e nisso pode estar contido um segredo.

Ao clicar na aba Dados de Link, por exemplo, você tem acesso aos fatores de ranking e outras informações sobre a linkagem do site. Entretanto, outros dados estão disponíveis na versão paga, porém o foco não é esse.

A vantagem da ferramenta é trazer algumas informações que não são vistas com frequências nas outras ferramentas. O benefício da versão gratuita é esse e resta apenas aproveitar, porque complementa o que as demais opções oferecem.

Google Search Console

Ferramentas de SEO: Google Search Console

Para fechar a lista com as melhores ferramentas de SEO completas e gratuitas, em síntese, é importante citar essa ferramenta. No entanto, vale destacar que a Google conseguiu colocar três opções nessa lista e não é por acaso.

O foco principal dessa ferramenta é ter o foco na pesquisa, porém considerando, também, a otimização desse site. Simultaneamente, os profissionais devem acompanhar o dashboard e com regularidade, acima de qualquer outra coisa.

Essa ferramenta fornece alguns dados que o Analytics traz, mas com objetividade e maior simplicidade. Vale lembrar que o acesso aos números é mais direto, trazendo a vantagem de ser indicado para os iniciantes.

Google Search Console ainda oferece dados importantes sobre links e dicas para atualizar os backlinks da maneira correta. Portanto, é perfeita para diminuir a chance de acabar caindo em spam e perdendo ranqueamento no seu site.

O programa é indispensável e traz dados, oferecendo acesso as ferramentas e trazendo poder de decisão. Evite o erro de não usar essa ferramenta e se ‘alimente’ dela, porque dará para você os ‘nutrientes’ necessário para continuar.

Mito desmistificado: As ferramentas de SEO gratuitas mostram que é possível começar sem tantos recursos disponíveis

Embora muitas pessoas acreditassem que era preciso pagar para utilizar o SEO, essas ferramentas mostram o oposto. De fato, é uma bela notícia para o empreendedor digital e possibilita que dê para começar com mais tranquilidade.

Todas as informações levam para um cenário que tem trazido vantagens e um início sem tantos custos para o negócio digital. Dessa forma, resta apenas utilizar as vantagens dessas ferramentas de SEO gratuitas e completas. Quer saber mais? Conheça o Fórmula Negócio Online e descubra como esse método funciona.

Infográfico Ferramentas de SEO Gratuitas

Infográfico Ferramentas de SEO Gratuitas

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique