Isca Digital: Como criar e capturar muito mais leads

Entenda o que é isca digital e como usar essa ferramenta em sua estratégia para impulsionar seus resultados na internet!

Você não sabe como atrair mais visitantes? A isca digital é um ótimo meio de conseguir atrair visitantes e transformá-los em leads. Calma, não sabe o que esse termo significa? Pode deixar que aqui eu explico tudo para você!

No marketing digital, existem muitas estratégias e ferramentas que ajudam a alcançar vários objetivos. Independentemente do que você vende, seja produto ou serviço, é preciso atrair as pessoas certas para o seu site. Criar um conteúdo interessante é muito importante, mas existem outras estratégias para ajudar.

Com a isca digital, você pode atrair o tipo de público certo para o seu negócio. Além disso, eles podem passar a se tornar leads, ou seja, potenciais clientes. Quer saber mais sobre como fazer isso? Então, continue lendo o artigo e saiba como usar essa estratégia!

Descubra aqui o que é a Isca digital

Descubra aqui o que é a Isca digital

O mundo do marketing digital pode possuir vários termos que os iniciantes não conseguem compreender logo de início. Por isso, eu vou te explicar melhor o que é isca digital para que não fique nenhuma dúvida!

Quando se fala neste termo, você automaticamente associa com uma isca de peixe, certo? E o que essa isca faz? Exatamente, ela serve para atrair os peixes para o anzol.

Assim funciona essa ferramenta. Ela é um material relevante em formato digital para atrair o seu público-alvo. Através desse material, além de atraí-lo, é possível convencer esse público a informar dados importantes.

Esses dados podem ser:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Nome da empresa;
  • Número de telefone

Ao informar esses dados, o usuário recebe em troca o material disponibilizado pela sua empresa! Dessa forma, os dois lados são beneficiados. O público recebe um conteúdo de valor e passa a conhecer mais sobre a sua empresa.

Já a sua empresa, terá informações desse público e pode usar em favor da sua estratégia.

Veja, você pode enviar e-mail marketing para atrair esse público de acordo com cada etapa do funil de vendas, por exemplo!

Por isso, muitas empresas, de vários tipos de portes e segmentos, apostam no uso dessa ferramenta.

O que você precisa saber antes de usar essa ferramenta em sua estratégia

Já deu para perceber o quanto essa ferramenta pode ajudar o seu negócio? Pois é, ao conseguir atrair mais pessoas, maiores são as chances de vendas. Contudo, antes de criar esse material é preciso ter bem claro algumas informações.

Em primeiro lugar, você precisa saber realmente quem é o seu público. Se você não tem essa informação bem definida, não tem como essa estratégia funcionar.

Se você ainda não tem essa informação, faça uma pesquisa de mercado. Analise os seus concorrentes e veja tudo o que precisa saber sobre o público que deseja alcançar.

Outra coisa importante, é saber como você irá divulgar esse material. Muitas empresas oferecem iscas digitais em seus blogs. É muito comum você ler um determinado artigo e, no meio ou no final, a empresa oferecer um e-book.

Neste caso, para ter acesso ao e-book, é necessário passar algumas informações. Esse não é o único formato, e nos tópicos a seguir eu vou te explicar melhor sobre os tipos que existem.

Você também não precisa divulgar somente no seu site. Você pode divulgar nas suas redes sociais. Assim, poderá convidar o usuário a clicar no link e ele será direcionado para baixar o material!

Como você deve usar essa ferramenta?

Uma isca digital não pode ser usada de forma deliberada, ou seja, sem qualquer planejamento. Ela tem como principal objetivo atrair público, porém, o público pode estar em diferentes etapas. Por isso, é importante estar atento em relação ao funil de vendas.

Então, o material que você vai utilizar precisa estar de acordo com cada etapa do usuário. Por exemplo, se o usuário está no topo do funil, pode ser um e-book prático sobre um determinado assunto.

Quando um usuário está no meio do funil, você pode usar um material mais completo e que se aprofunde no tema!

Existem vários formatos que você pode trabalhar. Por isso, é preciso identificar o que será mais interessante para o seu público em determinado momento.

Esse tipo de ferramenta também não pode ser usado constantemente. Quando não é bem planejada, ela não oferece informações de valor. Dessa forma, ao invés de atrair, só afasta os possíveis clientes!

Então, é necessário entender qual tipo utilizar, quando utilizar e como você irá divulgá-lo. Assim, quando tudo estiver alinhado, com certeza, você vai conseguir bons resultados!

Conheça quais são os tipos de iscas digitais mais utilizados

tipos de iscas digitais

Como mencionei, existem diversos tipos de iscas digitais que são utilizadas no marketing digital. Sendo assim, você não precisa ficar utilizando apenas um único tipo. Você pode diversificar e conseguir atrair mais possíveis clientes.

Confira abaixo quais são esses tipos:

  • E-book;
  • Infográfico;
  • Planilha;
  • Kit;
  • Cupom de desconto;
  • Template;
  • Webinário.

Esses são os tipos de iscas digitais mais utilizados pela empresa. Com certeza, o e-book é um dos mais conhecidos e, talvez, você mesmo já tenha baixado algum.

Geralmente, esse é um tipo de material que consegue oferecer bastante informações sobre um determinado tema. Mas esse não é o único material que você pode trabalhar.

Algumas empresas fornecem modelos de template. Pode ser template de apresentações, propostas de mercado ou até mesmo artes para redes sociais. Dependendo do seu segmento, é possível criar templates bastante atrativos!

Webinário também é um tipo de material muito interessante. Ele pode ser usado na etapa do fundo de funil de vendas. Desta forma, ele pode apresentar informações mais completas e ter um caráter de vendas mesmo!

Uma dica para você se inspirar em como fazer esse material, é pesquisando na internet. Veja o que outras empresas oferecem e analise como isso pode te ajudar. Isso não significa que você deve copiar, mas sim, se inspirar e oferecer algo melhor!

Criou a sua isca digital? Aprenda a como usar para capturar leads

Criou a sua isca digital

Agora que você já sabe como criar a sua isca digital, é preciso capturar leads. Eu expliquei nos tópicos anteriores, que você precisa conhecer bem quem é o seu público para conseguir atrair. Mas além disso, você também precisa saber o que oferecer!

Não adianta criar um material que não oferece nada de valor. Por isso, é preciso pesquisar quais são as principais dúvidas do seu público. Vamos supor que você trabalhe no ramo da moda e uma das dúvidas do seu público é saber quais serão as tendências do verão 2022.

Você pode até fazer um artigo e publicar em seu blog. Mas que tal oferecer um e-book que se aprofunde nesse tema? Pode ser algo bem interessante e que chame atenção!

Outro ponto importante para saber sobre como atrair leads, é saber onde eles estão. Se você tem um site ou blog, não adianta apenas jogar as iscas digitais lá. É necessário criar um conteúdo relevante onde você possa apresentar essa isca.

Por isso, o marketing de conteúdo é muito importante pois um complementa o outro. Assim, você consegue o resultado que está desejado. Além disso, é preciso saber em quais redes você pode divulgar o seu material.

Veja quais são os erros mais cometidos ao usar essa ferramenta

erros-mais-cometidos-ao-usar-essa-ferramenta

É comum que iniciantes no meio do marketing digital tenham alguns problemas. Afinal, é errando que se aprende. Mas, se você já puder aprender sem precisar errar é melhor ainda. É por isso que vou te apresentar alguns erros que você precisa evitar.

Uma isca digital pode ser muito eficiente para atrair o público-alvo que você precisa. Consequentemente, pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio. Contudo, quando mal feito ele entrega um resultado negativo. Se isso já aconteceu é porque algo foi feito errado. Veja o que você deve evitar:

Material com baixa qualidade:

Você pode ter tido uma ideia incrível para oferecer para o seu público. Mas o material está com baixa qualidade, isso diminui a credibilidade do seu negócio. Por isso, é preciso pensar nos mínimos detalhes.

Fique atento em relação a imagens, resultados, fontes e ortografia. Pense que esse é um pedaço da sua empresa que você está apresentando. Se algo não está legal, o que será que vão pensar do resto?

Conteúdo sem valor:

Como já disse, não adianta criar um material sem a devida pesquisa. Ou seja, você está entregando algo que não oferece nada para o seu cliente. Nenhuma solução ou esclarecimento sobre uma determinada dúvida!

Assim, ao invés de atrair, o público vai procurar em outro lugar e você não quer que isso aconteça. Por isso, ao começar criar um material para atrair o seu público, pense sempre em apresentar uma solução.

Conclusão

Através do artigo você pode conferir qual a real importância de uma isca digital em uma estratégia. Você consegue atrair o seu público desejado, além disso, pode conseguir convertê-los em leads. Mas além de conversão, as iscas digitais também podem ajudar a manter esse público.

Depois de transformar o público em lead e posteriormente em cliente, você não precisa parar de oferecer materiais. Não há problema nenhum em oferecer e-book, planilhas ou modelos de templates. O importante é que esteja de acordo com a necessidade desse cliente.

Então, antes de criar qualquer material, sempre esteja atento ao seu tipo de público e suas principais dúvidas! Foque na qualidade do material e sempre vise em oferecer o melhor. Assim, o público se sente de certa forma agradecido por você oferecer informações sem cobrar nada!

Infográfico Isca Digital

Infográfico Isca Digital​

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique