Marketing Digital em 2021: Guia Completo

Neste Guia 100% Atualizado, vamos falar exatamente tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital em 2021.

O que esperar do marketing digital em 2021? Quando se trata de marketing, o empreendedor precisa estar atento, pois novidades sempre surgem. E quem não consegue acompanhar, acaba ficando para trás. Por isso, buscar informações nessa área é fundamental!

Eu sei que pode ser um pouco difícil acompanhar as notícias e novidades sobre a área. Principalmente, se você é um empreendedor iniciante, onde você é quem faz praticamente tudo no negócio. Por isso digo, que mesmo que seja difícil, você precisa saber o que o mercado espera para esse ano.

Para te ajudar, criei o guia do Marketing digital em 2021. Com este guia, tenho o intuito de orientar você empreendedor sobre o que esperar para esse ano. Ou seja, quais serão as tendências, desafios e o que você pode fazer! Confira os tópicos que serão abordados e boa leitura!

Marketing Digital em 2021 guia completo

Este artigo é o guia mais completo que eu desenvolvi, juntamente com a minha equipe. Realmente colocamos aqui tudo o que sabemos sobre Marketing Digital.

Marketing digital em 2021: O que o empreendedor deve esperar?

Diante das adversidades que as pessoas têm passado no último ano, é comum ter incertezas sobre qual caminho seguir. Principalmente, para quem já tem um negócio, ou pretende começar a empreender. Contudo, esse não é o momento de se desesperar e sim, de se reinventar.

Então, uma das coisas que você deve esperar do marketing digital em 2021 é a mudança do comportamento do consumidor. Isso já estava acontecendo nos últimos anos, mas essa mudança foi acelerada.

Agora, as pessoas estão cada vez mais em busca de transparência por parte das empresas. Ou seja, elas buscam um rosto, algo familiar, e assim, criar vínculo com a empresa.

Podemos ver por aí muitas empresas dando “personalidade” ou até mesmo rosto às marcas. Por exemplo, Magazine Luíza e Netflix. A magazine Luíza tem a “Magalu” uma persona, já a Netflix não tem um rosto, mas uma personalidade.

Percebemos isso através de seus posts nas redes sociais, o público sente que está falando com alguém.

Marketing digital em 2021 O que o empreendedor deve esperar

Sendo assim, o empreendedor precisa pensar como tornar-se mais próximo do seu público. Fazer com que sua marca não seja distante, mas com o que seu público se identifique!

Além disso, o público está mais aberto em fazer a jornada on-line. Antes, as pessoas tinham muito receio de fazer compras pela internet. Agora, essa visão mudou, todos perceberam que é muito mais fácil.

Por isso, a sua empresa precisa ter uma presença on-line, e tornar a experiência na rede fácil, ágil e atraente!

Eu vou te mostrar a seguir, algumas tendências sobre o marketing digital para esse ano!

Conheça as tendências do marketing digital em 2021 que estão consolidadas

Existem algumas tendências no marketing digital que já estão consolidadas. Isso quer dizer, que elas continuaram a serem utilizadas pois são muito relevantes. Abaixo, você vai conferir a lista com algumas dessas tendências.

Mobile Marketing:

Começo a lista falando dessa tendência que já é conhecida por todos. Não é possível pensar em uma estratégia de marketing, sem considerar os dispositivos móveis.

Veja, para se ter uma ideia, aqui no Brasil 79% de todo tráfego tem origem nos tablets ou celulares. A previsão para esse ano é que esse número aumente muito mais!

Marketing digital em 2021: Mobile marketing

Portanto, empresas que não focam em um design responsivo para seu site, podem perder clientes. Além disso, se planeja fazer anúncios on-line e trabalhar com plataformas que são voltadas para os dispositivos móveis.

Outra tendência que podemos observar é o crescente número de uso de aplicativos. O brasileiro é o povo que mais usa aplicativos. O nosso país está em segundo lugar na lista de países que mais usam aplicativos.

Marketing de Conteúdo:

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas nos últimos anos. Ela, com certeza, é responsável pela maior fonte de tráfego da web.

Continuar trabalhando com o mix de conteúdo continua sendo interessante para as empresas. E o que é esse mix de conteúdo? São:

  • Artigos;
  • Infográficos;
  • E-books;
  • Vídeos;
  • Apresentações de slide;
  • Podcasts

O marketing de conteúdo permanece com força total em 2021 e cada vez mais as empresas estão focando nessa estratégia. Portanto, se você ainda não investe nessa estratégia, comece agora mesmo!

Automação:

automação de processos está presente em todas as empresas, pois ela contribui para aumentar a produtividade e rentabilidade.

As ferramentas de automação que ajudam no marketing digital são:

  • Ferramentas de monitoramento;
  • CRM;
  • E-mail marketing.

Existem muitas outras ferramentas e elas continuam sendo muito úteis esse ano. É preciso identificar quais são as mais adequadas para o seu negócio. Mas ficar sem usar uma não é uma opção!

Marketing Digital em 2021: Automação

Big Data:

O Big Data também está sendo muito utilizado pela maioria das empresas. É através da coleta de dados que é possível prever e analisar dados. Assim, a empresa consegue tomar a melhor decisão!

Um dos dados mais utilizados pelas empresas são aqueles que têm relação com os consumidores.

Investir em Big Data é essencial para qualquer empresa, pois você pode encontrar grandes oportunidades!

Marketing Digital em 2021: Big Data

Vídeo Marketing:

Quando falo em vídeo marketing, não estou focando somente no Facebook. Essa é uma estratégia forte que pode ser usada de diversas formas. Por exemplo, vídeos em landing pages.

Também pode ser utilizado no e-mail marketing que possibilita o aumento das taxas de cliques.

É preciso desenvolver uma estratégia de acordo com o que o seu negócio precisa. Você pode utilizar o Facebook, Vimeo e o Youtube que são ótimas opções para vídeos.

Lembre-se sempre que os vídeos precisam ser engajadores e que ajudem a encantar o consumidor. Criar vídeos aleatórios sem nenhum foco, não trará resultados.

Veja tendências de marketing digital em 2021 que estão se consolidando

As tendências que estão se consolidando são aquelas mais novas, e que estão ganhando força no mercado. Por isso, sugiro que você fique atento a elas, pois podem ser interessantes para o seu negócio. Confira!

IGTV:

O IGTV é uma plataforma de vídeo que está dentro do Instagram. Com certeza, você já deve ter visto algum vídeo do IGTV e essa é uma forte tendência para esse ano. Ela foi criada focada para produtores de conteúdo que não podiam publicar vídeos maiores.

Uma das vantagens, é que esses vídeos permitem a inserção de CTAs, como links com o “arraste para cima”.

Dessa forma, o público interage mais e você pode direcioná-los para seu site, blog, o que preferir!

WhatsApp Marketing:

Entre as tendências do marketing digital em 2021 não posso deixar de falar do WhatsApp. Há muito tempo ele deixou de ser apenas um app para troca de mensagens.

Agora, este aplicativo permite fazer pagamentos, e muitos empreendedores apostam em campanhas de publicidade online através do app.

Além disso, é possível fazer a automação dos serviços de atendimento ao cliente. Assim, tudo fica mais fácil e prático, agilizando o atendimento para os consumidores.

Marketing Digital em 2021: WhatsApp Marketing

Pesquisa por voz:

Por que a pesquisa de voz é uma tendência? Cada vez mais pessoas utilizam esse tipo de recurso, pois, afinal, a sua praticidade é ótima. Acontece, que além dos consumidores usarem essa tecnologia, os mais velhos também estão se acostumando.

Portanto, as empresas precisam estar mais preparadas para atender às expectativas. Como? Criando conteúdos com linguagem simples e natural, sem esquecer a qualidade!

Desafios do marketing digital em 2021

Em primeiro lugar, é preciso entender que não importa o ano, desafios podem surgir. Estar preparado emocionalmente e saber como lidar com os desafios é o que faz a diferença.

Estar preparado e saber prever certos desafios é importante. Claro, que ninguém imaginava o que aconteceria em 2020, contudo, muitas empresas conseguiram saber lidar com o problema.

Desafios do marketing digital em 2021

A pergunta que não quer calar é: Quais são os desafios do marketing digital em 2021? Se você também quer saber a resposta, veja uma lista com que eu acho que são os principais desafios.

Qualificação da equipe

Se você já possui um negócio e conta com uma equipe, a qualificação é fundamental. Principalmente, em se tratando do marketing digital. Mesmo que um dos funcionários não tenha contato direto com a área de marketing, ele precisa ter uma noção.

Por exemplo, um vendedor pode precisar atender via WhatsApp. Então, qualificar a sua equipe é fundamental.

É preciso enxergar isso como um investimento e não um gasto a mais. Pois veja, os negócios estão ficando cada vez mais on-line. Dessa forma, sua equipe precisa estar preparada para essa mudança.

Prospecção de clientes

Prospectar clientes sempre é um desafio, principalmente, para os empreendedores iniciantes. Com o marketing digital, essa prospecção tende a ser mais fácil, embora tenha os seus desafios.

Aqui, o desafio fica por conta em saber utilizar a ferramenta correta para atrair clientes. A concorrência existe, contudo, você como empreendedor precisa pensar em como se destacar no mercado.

Como os empreendedores devem se preparar para o marketing digital em 2021

Definitivamente, a melhor forma de um empreendedor se preparar para o ano de 2021 é buscar conhecimento. Agora, o marketing digital em 2021 passou por muitas mudanças, ele está muito mais forte!

Como eu já disse, quem não se adapta às mudanças corre o risco de ficar para trás. Assim, ficará no esquecimento. E você não quer que isso aconteça com o seu negócio.

Como os empreendedores devem se preparar para o marketing digital em 2021

Por isso, investir em conhecimento, acompanhar as tendências e estar por dentro do que está acontecendo no mercado é fundamental!

Portanto, invista em cursos, assista palestras e estude casos de sucesso. Embora o ano seja desafiador, existem muitas oportunidades à espera de quem tem um olhar bem apurado para negócios!

Curso de Marketing Digital Recomendado

Muitas pessoas têm essa dúvida: “Com tanto conteúdo disponível na internet, será que eu preciso fazer um curso de marketing digital? ”

Realmente tem muito conteúdo gratuito na internet, inclusive eu mesmo disponibilizo muito conteúdo. Eu publico um artigo por semana neste blog e posto todos os dias no Instagram.

Porém, se você quer ir além, é necessário fazer um bom curso de marketing digital.

O ideal é que o curso de marketing digital te deixe preparado para usar todas estratégias e ainda te capacite a criar outras novas.

O Fórmula Negócio Online pode ser considerado como um curso de marketing digital, porém, ele está programado para te levar além.

Conteúdo atualizado, com suporte dedicado e uma área de interação entre alunos.

Pode até parecer papo de vendedor, mas não é. Vou deixar um link para que você veja a quantidade de depoimentos de pessoas que estão tendo sucesso com esse curso de marketing digital.

Clique aqui e desça a tela para ver os depoimentos! 😉

Espero que este artigo tenha te ajudo a entender mais sobre marketing digital. Deixe seu comentário e vamos bater um papo aqui. Eu sempre respondo!

Infográfico Marketing Digital em 2021

Infográfico Marketing Digital em 2021

Sobre o autor

Bruno Ribeiro Saiba Mais
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique