Marketing Digital Para Pequenas Empresas [Guia Completo]

Marketing digital para pequenas empresas já é uma opção viável e passa a ser oportunidade para se destacar.

Hoje, você aprenderá tudo sobre marketing digital para pequenas empresas. Por isso, se você tem um pequeno negócio, mas ainda não aplica estratégias de marketing digital para impulsionar o crescimento dele, este artigo foi feito para você!

Com as dicas que iremos lhe passar hoje, você conseguirá alavancar o seu negócio por meio da internet. Portanto, preste atenção em cada detalhe. Eles farão toda diferença.

Contudo, antes de iniciarmos, não se esqueça de compartilhar este conteúdo com um amigo (a) que também tem uma pequena empresa, mas ainda não utiliza estratégias de marketing digital. Com certeza este conteúdo o ajudará bastante.

Agora, vamos lá!

O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?

Antes de mais nada, para que você consiga entender os próximos tópicos, é de suma importância que você entenda o que é marketing digital.

De uma forma muito simples, marketing digital é uma vertente do marketing que usa a internet como principal estrutura.

Diferente do marketing tradicional, onde você investia em banners e outdoors, na internet, você consegue ter acesso a uma gama de veículos de comunicação muito maior.

Caso você ache que o marketing digital é algo que está distante do dia a dia, veja esse exemplo:

Ao abrir um vídeo no YouTube, você já percebeu que sempre há um anúncio antes do vídeo?

Pois bem, esse anúncio está ali porque alguma pessoa ou empresa está pagando para que ele apareça para você. Esse anúncio pode estar aparecendo para você com o intuito de vender um produto/serviço, divulgar uma marca, captar o seu e-mail, etc…

Essa é uma estratégia de marketing digital muito forte, mas há milhares de outras estratégias que também estão no seu dia a dia.

De qualquer forma, para concluirmos, entenda que todos os banners ou posts patrocinados que aparecem para você compõem o que chamamos de marketing digital. Mas será que o marketing digital é melhor que o tradicional?

Vantagens do Marketing Digital para Pequenas Empresas

Vantagens do Marketing Digital para Pequenas Empresas

Se você ainda está em dúvida em relação a eficácia do marketing digital, conheça agora algumas das suas principais vantagens para pequenas empresas:

  • Baixo custo:

Diferente do marketing tradicional, que exigia um grande capital, o marketing digital lhe permite começar com pouco. Principalmente para aquelas empresas de baixo porte, conseguir fazer campanhas mais baratas é algo muito importante.

É claro que, caso você queira investir muito capital em marketing, você conseguirá totalmente. Agora, se a sua empresa ainda não tem muito para investir, você também conseguirá começar.

  • Maior acesso à dados:

Fazendo marketing digital, você conseguirá ter um maior acesso à dados. Quando falamos de dados, estamos nos referindo tanto às informações do seu público-alvo quanto dos seus clientes.

Isso faz com que você consiga conhecer melhor o seu público, algo muito importante para uma empresa.

Além disso, no caso dos anúncios online, você consegue fazer com que eles apareçam exatamente para aquelas pessoas que estão no seu público-alvo, é o que chamamos de segmentação.

Dessa forma, essa possibilidade de escolher o público que irá ver os seus anúncios é algo que o marketing tradicional nunca conseguiria lhe proporcionar e que o marketing digital consegue trazer para você.

  • Diversas possibilidades:

De modo geral, as possibilidades que você tem no marketing digital são muito maiores do que as que o tradicional lhe proporciona.

No digital, você pode trabalhar estratégias de marketing mais orgânicas, no caso, as que não possuem um valor monetário, quanto às estratégias pagas, como é o caso dos anúncios patrocinados.

Mais para frente falaremos mais sobre cada uma dessas estratégias, mas agora, é importante que você saiba que há possibilidades para todo tipo de empresa – tanto as que estão começando agora quanto as que já possuem capital.

  • Alta escalabilidade

De todas as vantagens que falamos até agora, não há como negar que a escala é a mais importante. No mundo digital, uma simples ação pode fazer com que a sua empresa seja vista por milhares de pessoas.

Contudo, não ache que isso só aconteceria se você investisse capital, não é isso. O potencial das ações, sejam elas orgânicas ou pagas, é gigantesco e pode mudar completamente o rumo da sua empresa.

Há casos em que, com uma simples ação de marketing, uma empresa ganhou milhares de clientes. Sim, isso é totalmente possível.

3 Formas de Começar a Aplicar o Marketing Digital na sua Empresa

Agora que você já entendeu o que é o marketing digital e as suas principais vantagens, é importante falarmos sobre três maneiras de você começar a aplicar esta modalidade de marketing dentro da sua empresa.

Desse modo, entre as três estratégias que falaremos, citaremos tanto aquelas que são pagas quanto as que são orgânicas. Tudo para que você encontre a melhor para a sua empresa.

Redes Sociais

Aplicar o Marketing Digital na sua Empresa: redes sociais

Independentemente do tamanho do seu negócio, ter uma presença digital é uma das primeiras coisas que você deve fazer para começar a se inserir no marketing digital.

Sem trazer custo algum para o seu negócio, estar nas redes sociais fará com que você consiga aumentar muito a visibilidade da sua empresa.

Hoje em dia, cada vez mais as redes sociais estão crescendo, por isso, é muito importante que o seu negócio possua um perfil nas principais plataformas.

Contudo, não ache que isso será algo que não exigirá esforço. Assim como tudo na vida, para você ver resultados vindo através das redes sociais da sua empresa, é importante que você se dedique.

Para crescer e captar clientes por meio das redes sociais, a sua empresa terá que produzir conteúdo. Quando falamos em produzir conteúdo, estamos nos referindo a postar coisas que sejam relevantes para o seu público.

Exemplo:

Supondo que você tenha uma loja de carros e queira crescer nas redes sociais, é importante que você poste assuntos que sejam interessantes para o público que gosta de carros.

No caso, apenas como um exemplo, você pode postar:

  • Dicas para cuidar do carro
  • Últimos lançamentos
  • Promoções de peças
  • Carros com o melhor custo-benefício

Assim, esses são apenas alguns exemplos de conteúdos que você pode falar em suas redes sociais para atrair um público interessado. Seja criativo e se preciso, busque por uma equipe de marketing digital especializada em redes sociais.

Anúncios Patrocinados

Anúncios Patrocinados

Agora, para aquelas empresas que já querem começar a ver resultados de uma forma mais rápida, sem precisar postar conteúdo, os anúncios patrocinados são uma das melhores saídas.

Contudo, assim como todas as estratégias, fazer anúncios patrocinados também há pontos negativos. Para nós, a maior desvantagem dos anúncios é a necessidade de investir capital.

Além disso, nada comprova que os anúncios trarão um retorno positivo para o seu negócio, por isso, é importante que você estude bem antes de começar a anunciar.

Hoje em dia, há duas principais plataformas de anúncios online, são elas: Facebook ADS e Google ADS.

Dessa forma, para começar, por meio do Facebook ADS, você conseguirá fazer anúncios tanto para o Instagram quanto para o próprio Facebook. Essa é uma das plataformas de anúncios mais usadas.

Dando o exemplo do Instagram, sabe quando você está rolando o feed e acaba achando um post com o nome “Patrocinado”? Pois bem, isso significa que aquele post é um anúncio.

Já no caso do Google, você consegue anunciar tanto no Google quanto no YouTube.

É por meio dessa plataforma que você pode criar anúncios e colocá-los antes de determinados vídeos. Além disso, sobre a parte de Google, você pode fazer anúncios para a rede de pesquisa quanto para a parte de blogs.

Sobre a rede de pesquisa, ao buscarmos algo no google, os três primeiros resultados são anúncios. Essa é uma boa forma de fazer com que a sua empresa seja vista nos primeiros resultados das buscas.

Loja Online

marketing-digital-para-pequenas-empresas-loja-online

Dessa forma, indo para a terceira estratégia de marketing que falaremos hoje, iremos falar sobre as lojas online.

Se você pretende fazer vendas pela internet, com certeza essa pode ser uma ótima estratégia para você. Com uma loja online, você pode fazer com que a sua empresa venda para o mundo inteiro. Isso mesmo, para o mundo inteiro.

No momento que você cria a sua loja online, você pode acabar recebendo visitas de qualquer parte do mundo. Isso faz com que você consiga vender para uma quantidade muito maior de pessoas.

Com isso, na nossa concepção, essa é uma estratégia de marketing que funciona muito bem para aquelas empresas que vendem produtos.

Se você vende um produto que pode ser entregue para todo o território nacional, recomendamos que você crie uma loja online.

Desse modo, assim como qualquer uma das estratégias que falamos aqui, para que a sua loja tenha resultados, é importante que você se dedique.

Se dedicando, com certeza esta poderá ser uma estratégia responsável por alavancar as vendas da sua empresa. Portanto, crie a sua loja online!

Sendo assim, hoje ficaremos por aqui. Mas antes de finalizarmos, não se esqueça de conferir os nossos outros artigos:

Clique aqui – para ver nossos últimos conteúdos sobre marketing digital para pequenas empresas.

Além disso, não se esqueça de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais. Isso ajudará muito o nosso trabalho.

Infográfico Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Infográfico Marketing Digital Para Pequenas Empresas

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique