Melhoria Contínua: Como Melhorar os Processos Em Seu Negócio

Veja neste post todas as informações que precisa para fazer melhoria contínua de processos em seu negócio e, dessa forma, ter mais resultados.

Implantar a melhoria contínua em uma empresa, é sinal de desenvolvimento, quer dizer que essa empresa não “parou no tempo” e está evoluindo.

Só que muitos empreendedores ao menos sabem o que significa essa melhoria, pois não acreditam que ela pode realmente ajudar a sua empresa.

Então, nós iremos mostrar para você como a melhoria contínua é importante, e como você pode aplicá-la e obter excelentes resultados.

Você sabe realmente o que é melhoria contínua?

o que é melhoria contínua?

Quando falamos em melhoria contínua, significa que o seu empreendimento ou negócio não pode ficar parado e que ele sempre pode melhorar.

Hoje em dia, o que mais se encontra são empresas “estacionadas” no mercado, sem fazer mudanças tecnológicas e sem ampliação da concorrência, e geralmente isso acontece com empresas com muita tradição no mercado.

Então, a melhoria contínua busca sempre adequar às novas condições do mercado, e sempre buscando uma eficiência constante.

E essa melhoria é necessária para toda empresa, seja ela com anos de mercado, ou que estejam começando agora, sempre é preciso melhorar.

Isso se faz necessário porque vivemos em um mundo globalizado, onde o mercado se modifica a cada instante, exigindo assim cada vez mais de quem quer realmente ficar nele, as empresas que se acomodam ficam para trás.

A melhoria contínua é uma prática empresarial, em que ela tem a capacidade de medir e tornar todos os esforços cada vez mais constantes, para que assim a empresa possa ter condições de concorrência, deixando-a competitiva e eficaz.

Então, quando você sabe que sempre tem alguma forma de melhorar e também a sua equipe foca para sempre desenvolver, fica mais fácil conseguir estabelecer uma nova cultura dentro da empresa, garantindo assim o sucesso.

Conheça quais são os pilares da melhoria contínua

Quem realmente deseja implantar essa melhoria em sua empresa, precisa primeiro conhecer quais são os seus pilares.

Então, abaixo listamos os três pilares que são eles: a continuidade, cultura e benefícios para todos.

Pilar da Continuidade

Esse pilar, como o seu próprio nome diz, continuidade quer dizer que é algo contínuo, sendo um dos pilares mais importantes para aplicar essa melhoria.

Essa continuidade é importante porque a cada dia mais o mercado está mais exigente, e por isso é preciso acompanhar essas mudanças.

A melhoria deve ser pensada como um processo cíclico, onde se deve melhorar continuamente sempre traçando metas, e ao cumpri-las avaliar e encontrar quais são os pontos que devem melhorar ainda mais.

Pilar da cultura

Podemos dizer que realizar essa melhoria é como implantar uma cultura dentro da empresa.

Desta forma, a cultura é considerada muito mais que uma simples técnica de gestão, mas sim um pilar que é instalado na empresa.

Então, quanto mais a sua equipe abrir e conhecer essa cultura, você terá mais resultados a médio e longo prazo.

Pilar do benefício para todos

Quando você aplica a melhoria contínua, essa modificação que ela vai fazer na empresa tem que trazer melhorias e benefícios para todos de maneira geral.

Portanto, você precisa pensar no seu negócio de uma maneira global, e não somente no resultado final da venda, porque todos os processos são um dependente do outro.

Saiba a importância da melhoria contínua na sua empresa

importância da melhoria contínua

Muitas pessoas imaginam que implantar a melhoria contínua é só para grandes empresas, só que na verdade ela pode ser aplicada em qualquer uma dependendo do seu tamanho.

De modo que, toda empresa precisa fazer uma análise de como está a sua atuação no mercado, e com isso buscar soluções eficientes para cada necessidade encontrada.

Essa melhoria é uma forma muito eficaz para conseguir aumentar a produtividade interna da empresa, estimular o desenvolvimento e motivar seus colaboradores.

Além disso, ela é capaz de melhorar as condições de trabalho, conseguir um melhor rendimento nos processos e garante uma maior satisfação dos clientes.

Então, a melhoria acaba sendo importante porque a empresa consegue manter a sua saúde financeira em dia.

A empresa também consegue se destacar na concorrência, atraindo assim mais consumidores, aumentando assim o seu fluxo de vendas.

Só que para realizar a aplicação dessa melhoria não é um processo tão simples assim.

A empresa precisa estar preparada com um bom planejamento estratégico e também ter um comprometimento coletivo.

Então, para ajudar você nessa jornada, iremos mostrar para você como aplicar a melhoria contínua.

Aplicando a melhoria contínua na prática

Aplicando a melhoria contínua na prática​

Toda empresa sabe quais são os pontos que precisam ser melhorados ou mudados, para ter um melhor desempenho de produção ou de vendas.

O que as empresas não sabem é como realizar essa melhora ou mudança, essa é uma das maiores dificuldades dos empresários.

Então, abaixo separamos alguns pontos importantes, para você aprender como aplicar a melhoria contínua e mudar a sua empresa.

É preciso ter foco

O foco é um dos principais pontos, pois você precisa ter foco naquilo que você pretende melhorar, e concentrar todos seus esforços sobre esses pontos, que vão garantir que seu negócio seja mais eficaz.

Então, você precisa fazer um mapeamento dos seus focos, desta forma, será possível fazer um investimento nos processos de melhoria contínua sem ter interrupções.

Fazer uma medida de desempenho

Um dos maiores desafios de uma empresa é medir o desempenho, de modo que, o desempenho faz parte de processos que são contínuos para revelar novas estratégias.

Então, para que seja possível medir o desempenho de uma empresa, é preciso ter um padrão e valores, para realizar a medida.

Você vai precisar analisar alguns pontos, como por exemplo a satisfação dos clientes evoluiu? As suas vendas aumentaram? Como está o compromisso da equipe? Após a mudança quais foram os resultados alcançados?

Desta forma, você pode fazer uma avaliação de todas essas questões, e a partir daí você pode tomar algumas decisões.

Decisões essas que como aumentar as vendas, reduzir erros de produção, ter mais agilidade na entrega, esses são alguns exemplos de indicadores que você pode verificar constantemente.

Será preciso fazer uma padronização

Para que você consiga ter um padrão de qualidade, é preciso realizar a padronização dos atendimentos, dos processos e serviços.

Quando você padroniza os processos isso quer dizer que você vai conseguir gerir o tempo, e focar seu esforço em um único modelo, atendendo assim todas as exigências do seu produto.

Essas são algumas medidas que você deve tomar para implantar a melhoria contínua na sua empresa.

Seguindo todos os passos com muita força de vontade e dedicação, você conseguirá alcançar excelentes resultados.

Aplicando a melhoria contínua em seu negócio online

melhoria contínua em seu negócio online

Se você imagina que somente em negócios físicos que se deve utilizar a melhoria contínua você está completamente enganado.

De modo que, um empreendedorismo online, pode e deve usar essa melhoria, para conseguir mais eficiência em seu negócio.

Abaixo listamos para você algumas ações que você deverá realizar para construir uma melhoria contínua no marketing digital.

Trace seus objetivos

Você vai precisar ter seus objetivos bem definidos para que a estratégia de marketing digital e o foco nessa melhoria dê certo.

Traçar os objetivos é fundamental, porque assim você vai conseguir identificar indicadores de desempenho que vai utilizar para saber quais serão as próximas ações que precisam ser feitas.

Será preciso identificar as falhas

Quando você consegue identificar as falhas no marketing, você consegue saber quais são os processos que precisam mais de atenção, para que assim você consiga construir um ciclo de melhoria contínua no marketing digital.

E para que seja possível identificar essas falhas, separamos algumas perguntas que você deve fazer para você e sua equipe.

  • Quando os leads são repassados, a sua equipe de vendas consegue fazer uma abordagem correta?
  • A sua equipe de pré-venda está fazendo o repasse dos leads qualificados para o próximo setor?
  • O seu conteúdo está sendo feito de acordo com o que foi combinado e planejado?
  • As suas publicações estão seguindo corretamente o cronograma?

Realizadas as perguntas e feitas as análises você poderá seguir alguns passos que iremos descrever para você.

  • Você precisará escolher os KPIs;
  • Definir as estratégias;
  • Fazer o monitoramento dos resultados;

Agora, caso você seja um empreendedor digital individual e não tenha uma equipe à sua disposição.

Você terá que ter um planejamento e muita organização para que a aplicação da melhoria constante de resultados.

Então, você poderá pegar cada ação que citamos acima e adaptar a sua realidade, que certamente conseguirá bons resultados.

Conheça um pouco sobre o ciclo PDCA

Melhoria contínua: ciclo PDCA

Como já podemos perceber, conseguir manter a implantação da melhoria contínua não é uma tarefa fácil, por isso iremos apresentar para você o ciclo PDCA, que poderá ajudar ainda mais você nesse processo.

Podemos dizer que o ciclo PDCA é uma importante ferramenta, que serve para fazer o gerenciamento de processos empresariais que visam a melhoria.

Sendo o PDCA baseado em um pilar chamado de Controle Total de qualidade, que surgiu em grandes indústrias e que hoje é aplicado em todos os segmentos do mercado.

Para que você consiga entender melhor, abaixo listamos para você como funciona o ciclo contínuo PDCA

  • Primeiro vem o planejamento dos processos;
  • Realização das aplicações dos processos;
  • Realizar a revisão das falhas;
  • Solução das falhas;
  • Fazer conferência de resultados;

Então, quando você faz a implantação do ciclo PDCA junto com a melhoria contínua, você consegue fazer uma estabilização de padrões de modificações e medidas de resultados em curto prazo.

E quando se trata a médio prazo, você terá uma nova cultura empresarial, e a longo prazo será possível estabelecer melhoras contínuas e adequações, que o mercado exigirá para a sua empresa.

Conheça os benefícios que a melhoria contínua pode trazer para sua empresa

benefícios-que-a-melhoria-contínua-para-sua-empresa

Quando você faz a implantação de melhoria contínua na sua empresa, ela consegue permitir que você conquiste diversos benefícios e vantagens a curto, médio e longo prazo.

Os benefícios são muitos, entre os principais podemos citar que a melhoria irá fazer com que a sua empresa tenha uma redução de custo de produção.

Além disso, ela irá aumentar a sua competitividade no mercado, fazendo assim que você tenha um fluxo de vendas maior.

A melhoria é capaz também de conseguir aumentar a produtividade dos funcionários, fazendo com que a equipe tenha um melhor desempenho, aumentando a qualidade do serviço e diminuindo os gastos.

Podemos abordar como outra vantagem da melhoria é que ela permite que os erros internos sejam reduzidos, garantindo uma maior rentabilidade e satisfação dos consumidores.

Sabemos que realizar essa implantação da melhoria, é uma tarefa difícil, que exige muita paciência e também dedicação.

Só que como você pode perceber ao realizar a implantação da melhoria contínua, a sua empresa terá muitos benefícios.

Então, se você quer essa mudança, só depende de você, use todos os conhecimentos adquiridos e coloque em prática.

Boa sorte!!!

Infográfico Melhoria Contínua

Infográfico Melhoria Contínua​

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique