Mindset de Crescimento: A Mentalidade dos Vencedores

Entenda como o Mindset de Crescimento influência em sua vida e como ele pode te ajudar a desenvolver uma mentalidade empreendedora!

Você sabe o que é Mindset de crescimento e como ele pode ajudar você? Com certeza, você já deve ter ouvido falar, mas não sabe o que realmente é e como funciona. Além disso, talvez não tenha ideia do quanto isso pode te ajudar!

A palavra Mindset significa “configuração da mente”, que visa entender a predisposição psicológica de uma pessoa. Parece complicado, mas quando você se aprofunda um pouco mais no assunto, tudo fica muito mais simples.

Através desse artigo que preparei, você vai entender melhor o que é Mindset de crescimento. Além disso, vai aprender a como aplicar esse conceito no seu dia a dia em todas as áreas. Confira!

Mindset de crescimento

Antes de continuarmos, eu preciso te falar do meu treinamento Fórmula Negócio Online, que é um treinamento passo a passo que me ensinou a montar um negócio online do absoluto zero.

São mais de 210 mil alunos e milhares de cases de sucesso.

Para conhecer mais sobre o treinamento, clique aqui.

Quais são os tipos de mindsets

Antes de tudo, vamos conhecer quais são os tipos de Mindset. Existem apenas 2: Mindset fixo e o Mindset de crescimento.

Vou falar um pouco sobre o Mindset fixo. Este tipo é caracterizado por pessoas que possuem a mente onde acreditam que suas qualidades são imutáveis. Ou seja, não se pode mudar ou evoluir.

Tanto as suas habilidades e talentos são fatores importantes e que vão determinar o seu sucesso ou fracasso.

De acordo com o Mindset fixo, todos nascemos com certas qualidades determinantes. Assim, elas nos acompanham por toda a vida. Outra característica desse tipo de mindset, são pessoas que gastam tempo e energia tentando provar o seu valor, seja para si ou para os outros.

Quais são os tipos de mindset de crescimento

Esse tipo de Mindset é visto com maus olhos. Isso porque, esse mindset “determina” que nossas habilidades não podem ser desenvolvidas. Por exemplo, as coisas são como são e não podem ser mudadas.

Se você segue esse pensamento, está na hora de mudar! É possível sim mudar as coisas, mesmo que sejam difíceis. Você é mais capaz do que imagina!

Veja mais alguns exemplos de como esse tipo age em nossa vida:

  • Aquela pessoa é melhor do que eu!
  • Nossa eu errei! Sabia que eu ia errar! Que vergonha!
  • Isso aqui é muito difícil. Eu nem vou tentar!

Será que você já pensou ou disse essas frases ou algo parecido? Não se preocupe, porque todo mundo já fez isso. Mas podemos mudar esses tipos de pensamentos!

Entenda o que é mindset de crescimento

Agora, você que já sabe o que é o Mindset fixo, mas como funciona o Mindset de crescimento? Ele é totalmente contrário ao tipo fixo, pois aqui, a essência é que tudo pode mudar. Ou seja, você sempre pode se desenvolver!

Você e eu possuímos os dois tipos de Mindset, mas o ideal é que o de crescimento seja prevalente. Então, a luta é constante dentro da nossa mente. Enquanto você tem os pensamentos fixos limitantes, precisa batalhar para superar e acreditar que pode crescer!

Existem pessoas que têm o Mindset fixo tão enraizado, que não conseguem acreditar que podem mudar. Mas o que aprendemos com o Mindset de crescimento é que mudanças podem acontecer e que somos capazes.

Entenda o que é mindset de crescimento

Portanto, se você identificou que possui pensamentos mais limitantes, não se desespere! Como já dito, todas as pessoas possuem os dois tipos. Basta apenas aprender a desenvolver mais a sua mente, a mudar a configuração.

Mudar a configuração da mente não é fácil, exige esforço, paciência e muita dedicação. É preciso entender que este é um processo constante. Ou seja, mesmo quando você aprende a mudar os pensamentos, uma hora você pode dar aquela desanimada. Então, o treinamento é constante.

Imagine uma pessoa na academia, para manter os músculos definidos ela precisa ir todos os dias. Além disso, precisa seguir uma dieta adequada. Assim é com a nossa mente. Precisamos treinar e alimentá-la constantemente!

Conheça as principais características do mindset de crescimento

O termo Mindset foi apresentado em um livro publicado por Carol Dweck, uma pesquisadora da Universidade de Stanford. Ao longo do livro, vemos as características do tipo fixo e do tipo de crescimento.

O Mindset fixo é conhecido como a mentalidade dos derrotados, já o segundo é a mentalidade dos vencedores!

A mentalidade dos vencedores pode ser reconhecida através dessas frases ou pensamentos, como:

  • Se por acaso errar, vou aprender com o erro!
  • Mesmo que eu já saiba bastante coisas, sou capaz de aprender muito mais!
  • Essa pessoa é melhor do que eu! Maravilha, pois agora tenho alguém em quem me inspirar e desafiar!
  • A minha equipe é capacitada para se desenvolver. Como líder, preciso dar a eles as condições necessárias.

Como você deve ter notado, quem tem a mentalidade de vencedor age de forma totalmente diferente. É sempre ver o lado positivo das coisas. No caso, é preciso ter a mente aberta para todos os desafios. Bem como, entender que falhas acontecem, mas como você lida com elas é que faz a diferença!

Conheça as principais características do mindset de crescimento

Este é o tipo que você meu amigo empreendedor precisa ter. Com o Mindset de crescimento dá mais valor à execução do que as ideias. Sendo assim, é preciso ter coragem e colocar a mão na massa!

Como desenvolver

Em primeiro lugar, para começar a desenvolver esse tipo de configuração da mente, é preciso entender que isso não é rápido. Ou seja, a mudança não vai acontecer da noite para o dia. E como eu já disse, esse é um processo constante!

Quando você se dispõe a identificar fracassos como oportunidades e estar mais receptivo à mudança, sua mente muda. Ou seja, o seu Mindset de crescimento começa a evoluir. Do mesmo modo, as velhas crenças vão diminuindo.

Mindset de crescimento: Como desenvolver

Outra dica, é sempre ter paciência com você mesmo. Atualmente, as pessoas estão acostumadas a ter tudo na mesma hora. Esperam uma solução instantânea. Mas as coisas não funcionam assim, principalmente, com a nossa mente.

Então, se em algum momento você perceber que as velhas crenças estão aparecendo, calma! Não deixe elas te dominarem, lembre-se que você é mais capaz do que imagina!

Além disso, sempre conte com uma ajuda. A mudança começa por você, mas esse processo precisa de orientação. Sendo assim, você pode buscar ajuda através de um coach ou terapia cognitiva. Buscar ler livros de desenvolvimento pessoal também é importante!

Por que o mindset de crescimento é importante?

Ele é importante pois você passa a entender e a se conhecer melhor. Pessoas que tinham o mindset fixo e mudaram sua visão, perceberam o quanto são capazes de fazer as coisas.

Imagine uma pessoa que não é tão boa em matemática, mas precisa estudar para o vestibular. Se ela continuar com o tipo de pensamento limitante fixo, ela nem vai se dar ao trabalho de estudar. Consequentemente, pode até não conseguir passar na prova.

Afinal, esse tipo de pensamento nos faz acreditar que não somos capazes. Logo, deixamos de fazer algo e até procrastinamos. A única pessoa a se prejudicar é você mesmo!

Por que o mindset de crescimento é importante

Por isso, o Mindset de crescimento é tão importante na vida das pessoas! Conforme você vai treinando, você vai percebendo toda a sua capacidade que estava escondida dentro de você!

Eu digo que esse tipo de Mindset é importante para todas as pessoas, principalmente, para quem deseja empreender. Se você continuar com a configuração da mente fixa, você nunca vai conseguir colocar suas ideias em prática.

Medo, insegurança, vergonha, timidez são algumas características que podem te atrapalhar durante a trajetória. Quando você segue com outra visão, você pensa em como vencer essas dificuldades, você não as deixa dominar!

Veja como esse mindset pode ajudar a vencer a procrastinação

A procrastinação é um problema que todos enfrentam, então, você não está sozinho nessa. Nós procrastinamos sempre quando nos deparamos com algum desafio, e nossa mente não está disposta a se esforçar perante o desafio.

Geralmente, a pessoa que procrastina trava quando se depara com algo difícil, algo que nunca fez. Ela se julga incapaz e acaba adiando o que tem que ser feito. Assim, acaba se prejudicando e prejudicando o trabalho.

Veja como esse mindset de crescimento pode ajudar a vencer a procrastinação

Trabalhando com esse tipo de mindset na sua mente, as coisas passam a mudar. A pessoa começa a agir diferente em várias situações, como:

  • Desafios – Eu aceito!
  • Obstáculos – Eu persevero!
  • As habilidades – Eu desenvolvo!
  • Diante das falhas – Eu aprendo com elas!
  • Quando vejo o sucesso alheio – Eu me inspiro!

Como eu já disse, mudar a configuração da sua mente é um processo. Ainda mais, para conseguir lidar com a procrastinação. Se você deseja saber mais sobre como vencer a procrastinação, clique nesse link e tenha mais informações!

Como usar essa técnica para construir um negócio?

Durante esse post você já deve ter percebido que o Mindset de crescimento é importante para quem quer empreender. Não tem como abrir e tocar um negócio, com pensamentos fixos e que limitam a visão.

Sendo assim, um empreendedor precisa ter uma visão ampla e trabalhar a sua configuração da mente. Reprogramar o cérebro para sempre ver oportunidades diante das dificuldades.

Não ver apenas os concorrentes como ameaças, mas sim, como fonte de inspiração e desafio. Fazer essa mudança não é fácil, mas é essencial para o sucesso do seu negócio!

Como usar essa técnica para construir um negócio

Enfim, se você deseja essa mudança dê o primeiro passo hoje mesmo! Lembre-se, é um processo, respeite o seu tempo, e dê um passo de cada vez!

Então, se você deseja saber como pode construir um negócio, acesse esse link e tenha mais informações! Não tenha medo de desafiar-se, pois assim, você vai se surpreender com os resultados.

Em conclusão, você pode ver que o Mindset de crescimento é essencial em nossas vidas. E que ele traz benefícios para todas as áreas, então, permita-se mudar!

Acima de tudo, não tenha medo de enfrentar as dificuldades e dê tempo ao tempo. Você vai perceber que aos poucos você está evoluindo!

Infográfico Mindset de Crescimento: A Mentalidade dos Vencedores

Infográfico Mindset de Crescimento A Mentalidade dos Vencedores​

Sobre o autor

Bruno Ribeiro Saiba Mais
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia,  voltado para  ajudar você Empreendedor digital na criação e expansão dos seus negócios.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade
+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique