Mindset Empreendedor: Transformando Suas Ideias em Oportunidades!

Neste artigo você vai entender o que é o mindset empreendedor e como desenvolver uma mentalidade empreendedora.

Por detrás de todo grande homem ou mulher de negócios existe um mindset empreendedor que o move para frente. No ambiente virtual, desenvolver essa mentalidade é o primeiro passo para colocar para fora a fera que mora em você.

Mindset significa modelo mental e vem do inglês, isso aliado ao empreendedorismo dá um resultado interessante. Nesse cenário, o computador ou celular que você usa para ler esse texto foi criado com essa junção.

A proposta deste conteúdo é mostrar o que é e como desenvolver o seu mindset empreendedor. Dessa forma, a partir de agora você verá que não é complicado e nem sempre a pessoa nasce com ele, dá para criar o seu a qualquer momento.

O que é mindset empreendedor?

O que é mindset empreendedor​

Até a virada do século XX para o XXI, os empreendedores pensaram sempre naquilo que estavam vendo. Portanto, vendas, contratações, resultados e tudo o que os olhos podem enxergar, isso mudou nas últimas duas décadas.

De lá para cá, o cenário passou a ser a inteligência emocional e a capacidade de não se deixar ser afetado por fatores externos. Em outras palavras, o autoconhecimento e controle das emoções ajudam a ver oportunidade em tudo.

O pensamento é o seguinte: “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Esse tipo de visão é o mindset empreendedor, porque o vendedor viu ali uma oportunidade de empreender e “auto motivou-se” para vender.

O reconhecimento do estado emocional de outras pessoas é crucial para fazer negócios melhores. Além disso, a capacidade de se relacionar bem também está incluída, então a mentalidade empreendedora é uma junção disso tudo.

O mindset empreendedor não é só ganhar dinheiro, pois é a forma como você atinge os resultados e consegue as realizações pessoais. Ao mesmo tempo, a mentalidade empreendedora não vê problemas em recomeçar, se for preciso.

Por que é tão importante desenvolver um mindset empreendedor?

Se todo empreendedor esperar as condições ideais para empreender, a realidade é que nunca teria começado. O mundo é instável, ou seja, é importante adaptar-se a isso e iniciar o seu negócio, mesmo que o início seja complicado.

O momento de crise pode ser visto por quem desenvolve o mindset empreendedor como uma forma de aprender. Por outro lado, a mentalidade fixa fará ter medo e começar a agir como se a derrota fosse certa, mesmo não sendo.

A importância de desenvolver uma mentalidade empreendedora é criar crenças e valores que vão permear o caminho. Em uma situação fácil ou complicada, a sua mente saberá como agir e você terá inteligência emocional para seguir.

Empreender é um processo dinâmico e mutável, a época de negócios estáveis e acabou. Atualmente, o ambiente online, que tem se mostrado o mais lucrativo, exige que cada um se adapte às mudanças que são inerentes a ele.

Se você desenvolver o seu mindset empreendedor, a sua mentalidade está preparada para tudo o que pode acontecer. No entanto, o desafio é desenvolver e por isso mesmo a segunda parte do texto trata desse assunto.

Como desenvolver um mindset empreendedor?

Como desenvolver um mindset empreendedor​

Agora que você aprendeu o que é um mindset empreendedor e viu a importância que tem, é importante quebrar o primeiro paradigma: acreditar que todo mundo nasce com a mentalidade empreendedora.

Em primeiro lugar, convém destacar que nem sempre essa habilidade é nata e dá para desenvolvê-la em qualquer fase da vida. Empreender não é algo que é feito apenas no ambiente de negócios, porque acontece na vida toda.

Desde a forma como você escova os dentes, ao jeito que ganha dinheiro, o empreendedorismo está presente. Assim, confira abaixo 5 passos para desenvolver o seu mindset empreendedor a partir de agora.

1- Defina o objetivo do seu negócio

Embora ganhar dinheiro seja maravilhoso e uma das propostas que o empreendedorismo digital possui, isso não é tudo. Para falar a verdade, nem é considerado um objetivo, inclusive é um erro que muitas pessoas cometem.

O dinheiro é apenas uma consequência de um trabalho bem-feito, mas não pode ser considerado a meta principal. Ser bem remunerado, antes de mais nada, é um meio que irá te permitir investir mais no negócio e ir crescendo ainda mais.

Agora me responda com sinceridade: qual é o propósito que você tem para empreender? Se não for algo verdadeiro e maior do que apenas ganhar dinheiro, acredite: você vai ficar pelo caminho e não irá transcender essa visão.

Se você decidir ter um canal no YouTube para falar de yoga, por exemplo, o mindset empreendedor te fará querer levar bem-estar para as pessoas. Os views, produtos vendidos e cursos oferecidos são apenas reflexo do propósito.

Para desenvolver bem a mentalidade empreendedora, saiba que o dinheiro é um meio e não o objetivo final. Desse modo, tenha um bom propósito e mesmo diante de qualquer outro problema você seguirá com o negócio intacto.

Mindset empreendedor: Defina o objetivo do seu negócio

2- Pense grande, mas sem deixar a realidade de lado

Ter o próprio negócio é pensar grande, afinal empreendedor em um país como o Brasil é mostrar que deseja fazer algo pela sociedade. Ou seja, isso já é uma visão bastante interessante e por isso mesmo o começo já é interessante.

O desafio, entretanto, é não deixar a realidade de lado, porque a visão utópica atrapalha muito o andamento do negócio. O realismo é fundamental, pois possibilita ter uma visão correta do negócio e o que está por vir.

O mais interessante é não ser nem realista demais, já que isso pode te fazer ter medo do futuro, por outro lado não dá para querer pensar muito grande e achar que é necessário muito para começar, como dá para ficar no meio-termo?

Basta usar a mindset empreendedor e será possível entender a sua condição e saberá o que fazer. A mentalidade empreendedora traz um senso de realismo, porém oferece um pensamento grande sobre onde você quer chegar.

Mindset empreendedor: Pense grande

3- Coloque-se em situações desafiadoras

Uma das piores coisas que existem é a procrastinação, para superar esse costume é preciso ter novos desafios diariamente. Ao mesmo tempo, os obstáculos surgem e o mindset empreendedor muda a sua visão.

O medo de cometer erros existem, porém, a vontade de empreender e vencer os desafios te fazem seguir para frente. Quanto mais desafiadora a situação for, maior será o número de habilidades que você precisa lidar para superar.

Mesmo para trabalhar em casa, a sua confiança deve estar em cima e vencer os desafios é uma maneira de conseguir. A mentalidade empreendedora te faz resolver aquele problema, aprender com ele e esperar outro desafio.

Certamente que a vida de um empreendedor é na base da tentativa e erro, os erros acontecem e ajudam a saber se a solução está certa ou não. Extraia o maior valor disso, evite cometer os mesmos erros e siga para frente.

4- Análise os problemas de todos os lados

Entre todas as dicas para desenvolver, acredite: enfrentar os problemas de todos os lados é primordial para desenvolver o mindset empreendedor. Trata-se de um estímulo poderoso para pensar de maneira diferente de outras pessoas.

A ideia de empreender nada mais é do que tentar algo e acertar ou errar, porém, como a proposta não é ficar errando é necessário prestar muita atenção na forma como você aborda os problemas, assim variar as formas de enxergar.

Embora no início você possa não encontrar a melhor solução, a mágica está em usar o mindset empreendedor para mudar tal situação. Desse modo, a “mágica” está em entender a sua capacidade e melhorar mais tal percepção.

Mindset empreendedor: Análise os problemas de todos os lados

5- Crie uma rotina que possibilite mudar, se assim for necessário

Por fim, é necessário estabelecer uma rotina para trabalhar, porque empreender é confirmar aquela frase antiga: “crescer é 10% inspiração e 90% transpiração”. Assim, você vai precisar de uma rotina para trabalhar diariamente.

Muitas pessoas enxergam isso como fazer a “mesma coisa todo dia”, mas a verdade é que deve permitir mudanças. Nesse cenário, você pode ter algumas atitudes para manter a cabeça ligada nas mudanças, confira abaixo algumas:

  • Mudar o caminho para o trabalho ou outro destino;
  • Trocar as ordens dos programas no seu computador pessoal.

O mindset empreendedor te faz fazer, porém com disciplina para aplicar tudo e planejar os seus objetivos. Por outro lado, “fazer” não é de qualquer jeito, é necessário fornecer valor ao que está sendo realizado.

Como empreendedor, você vê problemas e oferece soluções, experimente fazer isso com cada tarefa do seu dia. Ao concluí-las, você terá colocado o mindset empreendedor em prática e mudado a sua forma de pensar.

A mentalidade empreendedora é, antes de mais nada, o compromisso com os objetivos, independentemente do que obstáculos e desafios que surgirem pela frente, então o empreendedor muda de opinião, mas não desiste daquilo.

Conclusão

Empreender é uma arte e depende do empreendedor, mas também das ferramentas e demais detalhes incluídos no processo. Além disso, entre um aspecto de mentalidade e a importância que isso tem para o futuro.

O pensamento surge antes de qualquer ação, o empreendedor que souber disso saberá que a mentalidade empreendedora muda a forma de enxergar o negócio. No entanto, para desenvolver é preciso ter um objetivo para o seu negócio.

Se você for vender algo, saiba que não está vendendo um produto ou serviço, trata-se de agregar valor. O seu cliente compra isso, o desafio é assumir a responsabilidade, aprender com os erros e viver o negócio 100% do seu tempo.

Desenvolver o mindset empreendedor é possível, olhe para dentro de você e se pergunte: “o que eu estou fazendo aqui?”. Enfim, a minha missão é te ajudar e é por isso que criei esse texto, ele cumpre com a proposta dada no início.

Infográfico Mindset Empreendedor

Infográfico Mindset Empreendedor​

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique