Mindset: O que é, E Como Desenvolver Uma Mentalidade de Sucesso

Neste artigo você também vai entender o que é o mindset empreendedor e como desenvolver uma mentalidade empreendedora.

Com certeza você já deve ter ouvido falar da palavra mindset, mas você sabe o que realmente significa? Esse é um termo surgiu pela primeira vez através das pesquisas e livros da psicóloga Carol S. Dweck. Desde então, esse termo tem sido explorado por muitos, principalmente quando se trata de empreendedorismo.

Talvez você pense que essa é apenas uma palavra da moda, mas não é. Este é um conceito psicológico muito interessante, que quando bem trabalhado pode influenciar de forma positiva na vida da pessoa. Por isso, cada vez mais pessoas procuram conhecer e aplicar as técnicas desse conceito.

Você quer descobrir mais sobre o que é o mindset? Então esse artigo é para você! Veja aqui quais são as principais características deste termo. Além disso, veja como você pode desenvolver uma mentalidade de sucesso! Confira!

De onde surgiu o mindset?

De onde surgiu o mindset

Como comentei no início, esse conceito surgiu através dos estudos realizados pela psicóloga e professora Carol S. Dweck. Através do seu livro “Mindseta nova psicologia do sucesso” ela fala sobre as opiniões que adotamos sobre nós mesmos. Além de nos mostrar como isso afeta o nosso relacionamento com o mundo.

Ao longo de sua obra, ela nos apresenta que todo indivíduo possui dois tipos de mentalidade distintas: progressiva e fixa. Enquanto as pessoas mantêm a mentalidade fixa, elas são mais propensas a serem desmotivadas e estagnadas. Geralmente são pessoas que têm um olhar pessimista para tudo!

Do outro lado, temos a mentalidade progressiva. Pessoas com essa mentalidade procuram vencer as suas limitações. Por isso, pessoas assim possuem tendência a ter mais sucesso na vida!

É preciso entender que a maiorias das crenças que temos surgem na infância e até mesmo na adolescência. Muitas delas derivam de afirmações que foram feitas por terceiros que podem permanecer em nossas vidas por muito tempo. O problema é que essas marcas geram limitações que atrapalham a vida adulta.

De acordo com o estudo sobre esse conceito, qualquer pessoa pode ter as duas mentalidades. E qualquer pessoa pode desenvolver a mentalidade progressiva e deixar a fixa com menos força!

Conheça os tipos de mindset

Então, como expliquei no tópico acima, qualquer pessoa tem os dois tipos: pensamento progressivo e fixo. Em vários momentos da nossa vida sempre um dos lados prevalece, o problema é que o pensamento fixo é muito negativo e deixa a pessoa estagnada.

Isso não significa que não é possível mudar esse tipo de mentalidade! Quer descobrir qual o seu tipo? Então, vamos analisar algumas frases e veja se você se identifica.

“Eu me preparei para uma entrevista, mas não passei. Isso significa que nunca vou conseguir um bom emprego, não importa o quanto eu me prepare”. Se identificou com essa frase? Esse é só um exemplo de como pessoas com o pensamento fixo agem no dia a dia.

Conheça os tipos de mindset

Neste caso, podemos ver que a pessoa com esse tipo de pensamento vê o resultado como um reflexo do ela é. Logo, se ela não passou na entrevista de emprego é porque ela é uma “fracassada” e não importa o que faça, isso nunca vai mudar!

Esse é um problema que pode afetar qualquer área da vida de uma pessoa. Pode ser no sentimental, profissional, educação e familiar. É esse tipo de pensamento que incentiva a pessoa continuar no mesmo lugar, pois acredita não ser capaz!

E o pensamento progressivo? Também conhecido como pensamento de crescimento, é totalmente diferente. Este tipo de mindset nos mostra que não existem pessoas que são predestinadas a terem sucesso ou fracasso, tudo depende do seu esforço e vontade de crescer.

Sendo assim, não importa quais são as “limitações” a pessoa que desenvolve o mindset de crescimento enxerga as suas potencialidades. Assim, enxerga o fracasso como um resultado situacional e busca novas maneiras para conseguir um resultado positivo!

Qual a importância desse conceito no empreendedorismo?

Agora, você já deve ter identificado os dois tipos de pensamento na sua vida. Veja, ninguém tem um único tipo, pois eles podem aparecer a qualquer momento. O interessante é saber qual sempre predomina e vai predominar na sua vida. Lembre-se que esse é um exercício constante!

Com o crescimento do empreendedorismo, as pessoas passaram a enxergar com mais interesse esse conceito. Acontece que ele também é conhecido como mentalidade de sucesso. Sendo assim, a pessoa que busca ter sucesso em seu negócio precisa desenvolver o pensamento de crescimento.

Quero usar o empreendedorismo como exemplo, pois ele sempre nos mostra de forma clara sobre o tipo de mentalidade. Quando se começa um negócio, são vários os desafios a serem enfrentados. Dependendo da mentalidade, a pessoa tende a acreditar que é um fracasso e que nada vai dar certo!

Veja, no mundo dos negócios é normal que algo dê errado. O que você vai fazer em relação a esse resultado é que define a sua mentalidade de sucesso.

Você tem duas opções:

  • Deu errado, desiste e nunca mais tenta empreender de novo.
  • Deu errado, aprendeu a lição, analisou os pontos e vai tentar de novo para melhorar!

Percebeu a diferença? Por isso, buscar esse tipo de conhecimento é muito importante para que você alcance o sucesso que deseja!

Conheça alguns livros de desenvolvimento pessoal

Uma das melhores formas para que você conheça mais sobre o conceito é através da leitura. Por isso, selecionei aqui alguns livros de desenvolvimento pessoal bastante interessantes!

Começo indicando o livro que gerou o tema deste artigo “Mindset: a nova psicologia so sucesso”. Através desse livro, você vai poder compreender melhor sobre esse conceito, como buscar desenvolver a mentalidade de sucesso entre outras técnicas. Eu acredito que seja um livro que todos precisam ter!

Mindset: livros de desenvolvimento pessoal

O próximo da lista é o livro “O poder do hábito” de Charles Duhigg. Este livro nos apresenta o que fazemos e por que fazemos certas coisas, seja na vida pessoal e profissional. Os hábitos estão intrinsecamente ligados ao nosso tipo de pensamento.

Terceiro livro dessa lista com certeza você já ouviu falar “Pai Rico Pai Pobre”.  Esse é um dos livros mais lidos nos últimos anos, posso dizer que ele é um clássico na categoria de desenvolvimento pessoal. Este livro fala muito sobre a independência financeira e táticas para usar no dia a dia.

Existem vários livros interessantes que valem muito a pena ler. Talvez você esteja pensando que são livros de auto-ajuda e que você não precisa disso. Mas esses livros contêm informações importantes de pessoas que aprenderam lições valiosas. Acredite, você vai adquirir muito conhecimento!

Todos precisam buscar a melhoria contínua

A busca pela melhoria contínua é algo que todos precisam fazer. Todas as pessoas (incluindo você e eu) sofrem com marcas de crenças adquiridas desde cedo. Às vezes, podemos nos superar, mas às vezes, também podemos nos render acreditando não sermos capazes de algo.

Por isso, buscar conhecimento e fazer exercícios mentais diariamente é fundamental. Caso você tenha identificado que o pensamento fixo é o mais predominante em sua vida, não desanime! Isso pode mudar, só que a mudança só vai acontecer se você estiver disposto. Ou seja, ninguém pode fazer por você!

mindset: buscar a melhoria contínua

Como eu sugeri acima, mostrei alguns livros importantes que podem ajudar no seu desenvolvimento. Cabe a você decidir se vai aplicar esse conhecimento na sua vida ou se vai continuar do mesmo jeito. Isso significa que alguém pode até te mostrar o caminho, mas quem vai trilhar é você!

Dicas para você aprender a desenvolver o mindset

Tudo bem, você deve estar pensando novamente: Falar é fácil, difícil é o fazer! Olha o pensamento fixo atacando novamente. Mas sim, toda mudança é um desafio, mas é algo que pode ser superado. Imagine uma pessoa que deseja emagrecer, para isso, ela precisa fazer uma dieta e exercícios, certo?

Da mesma forma funciona para quem quer mudar o seu pensamento e ser uma pessoa de sucesso. Por isso, vou te mostrar algumas dicas básicas que fazem toda a diferença quando você aplica no seu dia a dia. Veja.

Tenha fé no seu potencial:

Análise e aceite o seu estado atual. Todo mundo possui potencial, basta identificar e trabalhar com o que tem. Com certeza você pode achar difícil no começo, mas use o que você tem para mudar a sua situação.

Inspire-se:

Você pode buscar inspiração em pessoas, entender as suas histórias e aprender lições preciosas com elas. Veja, o segredo é não se comparar, pois quem se compara sofre. Mas quando você se inspira, ganha um gás para seguir em frente!

Tenha uma postura positiva:

Um dos maiores segredos para ter uma atitude positiva é a gratidão. Talvez você não esteja no melhor emprego hoje, mas já parou para pensar no número de pessoas que estão desempregadas? Ou então você esteja em um momento que está infeliz por estar solteiro(a). Já ouviu falar do ditado “antes só do que mal acompanhado”?

Sei que ser grato pode ser um grande desafio, mas fica a dica: todos os dias faça uma lista pelo o que você é grato. Você pode fazer isso de manhã ou à noite. Você vai ver como isso muda a sua perspectiva!

Veja como desenvolver uma mentalidade de sucesso

Para desenvolver uma mentalidade de sucesso, com certeza é preciso seguir alguns passos importantes. Isso pode levar um tempo, às vezes você pode ter uma recaída e tudo bem, isso pode acontecer! Mas lembre-se sempre de tentar o seu melhor e não desanimar.

mindset-uma mentalidade de sucesso

Aqui eu te mostrei informações importantes sobre os tipos de mindset. Mas se você se interessar mais sobre como ter uma mentalidade de sucesso, clique aqui e saiba mais!

Infográfico Mindset

infográfico mindset

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique