O Que é Marketing de Afiliados: Um Guia Completo Para Começar!

O Marketing de Afiliados é um modelo de divulgação e venda de produtos físicos, digitais e serviços por meio do ambiente digital.

Entender o que é marketing de afiliados é fundamental para entrar nesse universo. Afinal, ele já mostrou ser um caminho sólido para quem quer ser um empreendedor digital. Portanto, para quem é criador de conteúdo, blogueiro e quer fazer uma carreira promissora na internet, esse é o norte correto!

Essa prática tornou-se bastante atrativa por ser uma forma segura de ganhar dinheiro on-line. Sendo assim, muitos profissionais deixaram sua renda principal para se dedicar à essa atividade. Afinal, ela proporciona ao empreendedor bons lucros.

Preparei esse guia para te mostrar o que é marketing de afiliados e tirar todas as suas dúvidas. Além de mostrar algumas formas de como você pode adentrar nesse mercado hoje mesmo. Vamos começar!

Afinal, o que é marketing de afiliados?

Afinal, o que é marketing de afiliados

De forma clara e objetiva, o que é marketing de afiliados? Ele é um método onde você ganha dinheiro on-line divulgando produtos, sites, serviços ou negócios. Portanto, você ganha comissões em cada venda realizada.

A forma mais comum de atuar com essa atividade é posicionar de forma estratégica links em um blog ou site. Eles levam os usuários para um portal externo, do produto que o blog esteja divulgando. Portanto, se a pessoa comprar algo, você recebe a comissão por essa venda, pois ela veio direcionada do seu blog ou site.

No entanto, há outras formas de ser um afiliado. Por exemplo, fazer perguntas para o usuário realizar uma ação, pedir para se inscrever em um link, preencher formulários e, até mesmo, conseguir endereços de e-mail. Porém, não é você quem é responsável por criar esse link, ele já vem pronto.

O valor da comissão vai depender do programa de afiliado que você se inscrever. Há quem dê comissão por porcentagem de venda, outros têm a porcentagem fixa de cada conversão, e também quem ganhe somente pelo usuário clicar no link divulgado.

O monitoramento dessas conversões de venda é realizado de várias formas, e uma delas é usar um link único. Por ele, é possível rastrear de onde o usuário veio e se houve a conversão de venda. Mas cada rastreamento de venda é feito de acordo com o programa que você está.

Os benefícios do marketing de afiliados

Os benefícios do marketing de afiliados

Você já ouviu falar sobre o que é marketing de afiliados, não é mesmo? Mas agora que você já sabe o que significa esse programa, deve estar curioso sobre os seus benefícios! Por isso, listei abaixo algumas vantagens imediatas sobre essa prática, veja:

  • Baixo investimento inicial: de forma geral, não há necessidade de você pagar para participar de um programa de afiliados. Afinal, a maioria das empresas é que disponibilizam tudo sobre o produto ou serviço. Portanto, você não tem a preocupação de fazer estoques de mercadorias;
  • É fácil participar: não há barreiras para você participar de um programa de afiliados. Isso porque só é necessário preencher um formulário para começar a promover o produto ou serviço;
  • Não há necessidade de se preocupar com o envio do produto ou trocas: como afiliado, você só precisa focar em promover a marca do serviço ou produto que escolheu. As demais obrigações, como gerenciamento, envio e trocas, por exemplo, são de inteira responsabilidades da loja ou marca;
  • Sem a necessidade de criar um produto ou serviço: quando você entende o que é marketing de afiliados sabe que não precisa criar um produto ou serviço. Portanto, é somente entregar algo que já está pronto aos seus clientes;
  • Sem exigências especiais: quando você se compromete a promover um produto ou serviço, essa é a sua única obrigação. Por isso, faça de forma eficiente. Sendo assim, é tudo da sua maneira, sem a necessidade de ter um treinamento ou permissão. Porém, se você puder criar um blog ou site, essas ferramentas vão te ajudar muito;
  • Ganhos 24 horas e 7 dias por semana: como qualquer outro negócio on-line, você pode ganhar constantemente com o marketing de afiliados. Portanto, a qualquer dia ou horário você tem lucros, mesmo que esteja dormindo. Pois o seu site ou blog, por exemplo, vai estar ali, trabalhando por você!

Mesmo que você não tenha um blog ou um site, é possível adentrar no marketing de afiliados e ser um excelente empreendedor solo. Afinal, a internet tem muitas formas de divulgação e as redes sociais é uma delas.

O que é marketing de afiliados: passo a passo para começar

O que é marketing de afiliados passo a passo

Até aqui, você já tem uma boa ideia sobre o que é marketing de afiliados e quais os seus benefícios. Entretanto, deve vir à sua mente a seguinte pergunta: “como ganhar dinheiro sendo um afiliado?”

Calma, essa é a parte mais fácil! Com certeza, é bem simples e eu vou te ajudar nessa missão. Afinal, se comparado a outros negócios virtuais, ser um afiliado é uma forma simples de ser um empreendedor.

Por isso, para começar a trabalhar como afiliado você precisa:

1 – Definir o nicho de mercado da sua atuação: você será bem-sucedido se focar em um mercado específico, especialmente, se já tiver afinidade com ele.

2 – Procure por produtos ou serviços de afiliados que falem sobre esse nicho: mas antes de iniciar nele, pesquise se esse programa de marketing de afiliados cuida bem dos seus clientes e dos seus afiliados.

3 – Descubra maneiras de como promover o produto ou serviço escolhido: a forma mais fácil, com certeza, é por meio de um blog ou site. Porém, você pode usar outros métodos como e-mail marketing, promover produtos nas redes sociais e outros.

4 – Use as redes sociais como sua aliada: o Instagram, Facebook e Twitter são excelentes plataformas para você trabalhar como afiliado e promover o seu produto ou serviço. Afinal, com certeza, o seu público está em uma dessas mídias sociais.

5 – Pesquise e aprenda mais sobre estratégias de marketing: essa área está em constante atualização e saber como divulgar o seu produto de forma assertiva é essencial. De nada adianta você saber o que é marketing de afiliados se você não sabe como divulgar o produto que escolheu. Portanto, nunca pare de adquirir conhecimento sobre o tema.

6 – Conheça sobre leis e licenças para negócios em casa: como você vai ganhar dinheiro em casa, aprender mais sobre as normas que regem as empresas residenciais é importante. Dessa forma você garante que tudo o que fizer e divulgar está legalmente autorizado e livre de complicações.

Veja como é o que é marketing de afiliados na prática

Veja como é o que é marketing de afiliados na prática

Você já sabe o que é marketing de afiliados, mas quer entender como ele funciona na prática. Vou te mostrar dois exemplos práticos de como ele é feito na internet:

Uso de Ads banner para promover o produto

Esse é o tipo de exemplo mais fácil e direto sobre o que é marketing de afiliados na prática. Afinal, é uma maneira simples de promover os produtos escolhidos. Pode ser por um blog ou site, a ideia é posicionar os banners de forma estratégica. Portanto, é uma publicidade dentro do seu portal.

Dessa forma, os visitantes que se interessarem pelo produto ou serviço vão clicar nesse banner. Automaticamente eles serão direcionados para a página da marca ou loja que você está promovendo. Eles têm a liberdade de comprar ou não, mas se a venda for realizada, você recebe uma comissão por isso.

Inserir ou adicionar links no conteúdo de um blog

Outro método muito usado para promover um produto ou serviço dentro do marketing de afiliados é a inserção de links dentro de um conteúdo. Portanto, se você é um blogueiro, isso vai funcionar muito bem!

Uma das maneiras mais comuns de fazer isso é posicionar um link para um produto ou serviço relevante dentro de um texto escrito e que já foi publicado.

Sendo assim, você pode criar conteúdo de um assunto particular e incluir o seu link de afiliado. Mas a dica é que esse produto ou serviço tenha a ver com o que você escreve. Por exemplo, se o seu blog for sobre gastronomia, não tem sentido promover algo para a área de administração. A não ser que seja sobre como gerenciar um empreendimento gastronômico.

Crie boas conexões entre o tema que você vai escrever e o produto que vai divulgar. Essa é uma maneira eficiente de atrair a atenção do seu público. Além disso, não é difícil criar esses links, basta somente usar a criatividade.

Conclusão

Entender sobre o que é marketing de afiliados é algo bem simples, mas é necessário estar atento aos detalhes. Afinal, essa é uma área em constante atualização e que precisa ser acompanhada de perto.

Por isso, se você quer ser um afiliado, entenda melhor sobre esse tipo de marketing. Afinal, para ter sucesso como empreendedor solo é importante compreender como divulgar o produto ou serviço escolhido da forma correta.

Tentar entrar nesse mundo sem entender o que é marketing de afiliados pode ser algo bem difícil. Porém, se você se dedicar a compreender esse universo e trabalhar duro para ter sucesso, ele vai bater à sua porta mais rápido do que imagina!

Com esse guia sobre o que é marketing de afiliados, você vai conseguir desenvolver o seu negócio! Afinal, o próximo passo é você colocar em prática tudo o que aprendeu aqui!

Infográfico o que é Marketing de Afiliados

Infográfico o que é Marketing de Afiliados

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique