Nicho de Mercado: O que é e Como Escolher os Mais Lucrativos

O nicho de mercado é o processo de segmentação de um mercado maior. Esse processo, é essencial para o sucesso de um negócio online.

Você sabe o que caracteriza um nicho de mercado e a importância de definir um para os seus negócios?

Seja para você que está começando uma empresa ou você que já tem um nicho definido, esse texto irá te ajudar a descobrir ou redescobrir o seu nicho de mercado, ou seja seu lugar de atuação dentro do mercado.

Esse é um ponto principal para você elaborar a sua estratégia go-to-market e te ajudar a conquistar a saúde financeira da sua empresa de maneira mais rápida.

Com isso, neste texto de hoje vou esclarecer os principais pontos sobre nicho de mercado, e te mostrar como você pode escolher um nicho que seja lucrativo para sua empresa.

Acompanhe o texto e saiba mais!

O que é nicho de mercado?

O que é nicho de mercado?​

Pode-se entender que o nicho de mercado é uma parcela escondida do consumidor dentro do mercado. Essa parcela em questão não tem suas necessidades como consumidor atendidas, gerando uma oportunidade única em meio a competitividade do mercado.

Um erro comum entre os empreendedores é tratar o nicho de mercado e segmento de mercado como sinônimos, quando na verdade suas definições correspondem a ações diferentes.

O segmento de mercado se caracteriza com um grupo de consumidores que partilham as mesmas dores e interesses. Por outro lado, o termo nicho de mercado se refere a um grupo que não tem os seus interesses explorados, sendo deixado de lado.

Assim, entendemos que o nicho de mercado se refere a minoria dentro de um segmento.

Qual a importância de definir um?

importância de definir um nicho de mercado

A palavra-chave quando falamos de nicho mercado é a seguinte: especialização. Pois, em um meio onde a maioria das marcas abordam o público de maneira geral, sem levar em conta as suas individualidades, a sua propaganda se tornaria apenas mais uma em meio a outras centenas.

Apesar de a propaganda generalizada atingir um maior número de pessoas, a assertividade é pouca. As chances de o seu produto ser a resposta que aquele cliente procura são mínimas.

Entretanto, quando você desenvolve seu produto pensando em um nicho de mercado específico, você atingirá um número menor de pessoas, mas, oferecerá a ele exatamente aquilo que procuram. Ou seja, as chances de se comunicar com potenciais clientes aumentam consideravelmente.

Entre outros benefícios de seguir um nicho de mercado posso citar:

  • Marketing efetivo – Definir um nicho de mercado facilita na hora de traçar o seu plano de marketing. Pois assim, você poderá levar em conta as características e individualidades da sua persona;
  • Menor concorrência – Como o nicho de mercado se trata de uma parte oculta, em que as pessoas são carentes de serviços e produtos que atendam suas necessidades, consequentemente você precisará enfrentar um número menor de concorrentes;
  • Você irá ditar os preços – Em um mercado onde você será pioneiro ou um dos poucos a abordarem esse nicho, você terá mais liberdade para determinar os seus preços e aumentar os seus lucros, ainda que o número de vendas seja menor.
  • Ao se especializar em um nicho de mercado específico se tornará mais fácil analisar todas as suas ações futuras e prever seus resultados. Isso também se aplica a encontrar empresas parceiras adequadas para você.

Em resumo, definir um nicho de mercado é a maneira mais segura de garantir que todos os seus investimentos, como dinheiro, tempo, mão de obra, etc. retornem para você em forma de vendas e lucro para sua empresa.

Contudo, agora que você entendeu o que é um nicho de mercado e qual a importância de definir um para a sua empresa, vou te explicar como você pode identificar os diferentes segmentos.

Tipos de segmentação de nicho de mercado

segmentação-de-nicho-de-mercado

Apesar de sua principal característica ser a escassez de produtos e serviços oferecidos para um determinado grupo, existem outros pontos a serem levados em conta na hora de aprender mais sobre um nicho de mercado.

De modo geral, essas características são nomeadas da seguinte forma:

  • Demográfica;
  • Comportamental;
  • Geográfica;
  • Psicográfica.

Entenda mais sobre elas abaixo.

Demográfica

Esse tipo de segmentação leva em conta as características populacionais do mercado, como por exemplo:

  • Nacionalidade;
  • Classe social;
  • Raça;
  • Faixa etária;
  • Nível de escolaridade;
  • Profissão;
  • Gênero;

Essas são características importantes a serem levadas em conta, pois, influenciam diretamente no hábito de compra dos consumidores. Um bom exemplo a ser citado é a marca de maquiagem Fenty Beauty, que criou tons de base para diferentes tipos de pele negra.

Comportamental

Já a segmentação de nicho de mercado comportamental se constitui a partir dos hábitos de consumo e necessidades dos clientes em potencial, confira:

  • O que precisam;
  • O que procuram;
  • O que consomem;
  • O quanto consomem;
  • Qual a frequência;
  • O que conhecem e mais.

Um bom exemplo são as redes de academia Smart Fit. Eles exploram a necessidade do cliente de ter uma academia disponível durante um maior intervalo de tempo, e sem a necessidade de estar sempre localizada em um mesmo lugar. Tornando mais fácil a ida a academia no dia a dia do cliente.

Geográfica

Esse tipo de segmentação não é tão importante para quem tem um negócio online, isso porque, com a internet, uma empresa não é mais limitada a atender clientes de uma só cidade ou país.

Mas, especialmente para o negócio físico, a segmentação geográfica leva em conta a localização do cliente em potencial. Assim, considera-se:

  • Cidade;
  • Bairro;
  • Região;
  • Estado;
  • País;
  • Continente.

Além de ajudar a determinar os hábitos dos clientes, a segmentação geográfica também auxilia na hora de descobrir os seus concorrentes.

Por exemplo, se você planeja abrir uma loja de sapatos em determinada região, você poderá descobrir se aquele lugar já possui um negócio com o mesmo tipo de nicho que você.

É recomendável que você procure por um lugar que tenha no máximo um negócio com o mesmo segmento que o seu. Dessa forma, você será o único a oferecer aquele serviço/produto, ou servirá a uma população que está sujeita ao monopólio.

Psicografia

Por último, temos a segmentação psicográfica. Esse segmento leva em conta as individualidades e características das personalidades de seus potenciais clientes, como por exemplo, estilo de vida, posicionamentos políticos, apego a causas ativistas, valores e etc.

Geralmente deve-se considerar os seguintes aspectos:

  • Quais movimentos ativistas a pessoa apoia;
  • Qual seu estilo musical preferido;
  • É a favor/É contra os testes em animais;
  • Tem algum tipo de intolerância, como lactose, por exemplo, e etc.

Assim fez a marca de produtos para cabelos Salon Line. Com a popularização da transição capilar, a marca passou a desenvolver produtos voltados para pessoas com cabelos cacheados e crespos, além disso seus produtos não são testados em animais.

Como escolher um nicho de mercado lucrativo?

Agora que você entendeu quais são os segmentos de nicho de mercado, confira o passo a passo para entender como escolher um nicho de mercado lucrativo para você.

1° Passo – Qual mercado você deseja atuar?

Não há um segredo que garanta que você será bem-sucedido com o mercado que escolher, no entanto, em meio a tantas possibilidades, especialmente no negócio digital, um bom indicativo é seguir aquilo que você tem paixão em fazer.

Não aposte em um mercado apenas porque está em alta, sem algo maior para te motivar no dia a dia você se torna mais suscetível a ficar desmotivado, e acabar desistindo do seu negócio.

Então, o primeiro passo para encontrar seu nicho de mercado é procurar por algo que goste, certo?

2° Passo – Seja a solução para um problema

Nos exemplos que citei acima você pode ver que a inovação das marcas foi oferecer solução para um problema até então sem respostas. Por isso, pesquise, leia, se informe, sobre o mercado que você deseja seguir.

Quando identificar o problema pense em uma solução prática que irá ajudar os seus consumidores. Uma boa dica é ouvir os feedbacks de outras marcas já existentes e entender o que aquele público procura.

3° Passo – Entenda a demanda

Através do seu produto ou serviço você pode resolver o problema de pessoas, que estão dispostas a pagar por essa solução. Assim sendo, existe demanda no mercado para você.

Tudo o que você precisa fazer é entender qual a real necessidade do seu futuro cliente e procurar por soluções viáveis e práticas para ele.

Não tenha medo de pesquisar, procure em fóruns na internet, feedbacks de outras marcas, entreviste pessoas. Descubra o que ela se propõe a comprar como solução para o seu problema.

4° Leve em conta a sua concorrência

Seguir um tipo de mercado em que já existem dezenas de empresas atuando na área não é uma escolha sábia.

É recomendável procurar por um nicho de mercado em que haja poucos concorrentes. Apesar de ser algo difícil de controlar, analise bem o mercado antes de se arriscar.

Quanto menor o número de concorrentes, maiores as chances de ter sucesso neste nicho.

Em resumo, essas são algumas das informações principais que você precisa saber sobre nicho de mercado e como escolher um que seja lucrativo para você. Em casos de dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco.

Infográfico Nicho de Mercado

Infográfico nicho de mercado​

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique