O Que é SEO: Entenda Tudo Sobre as Técnicas de Otimização!

Neste texto você vai aprender o que é SEO. Quais são os fatores de ranqueamento considerados pelo Google e vai aprender a montar uma estratégia de SEO.

Se a sua empresa tem um site e/ou blog você certamente já escutou falar sobre otimizações de busca. E se você ainda não sabe o que é SEO saiba que é primordial aprender agora mesmo para fazer sua empresa ser vista internet.

Isso porque, sem entender isso você dificilmente fará com que sua empresa alcance os resultados de busca que mais aparecem para os internautas.

Ficou interessado? Neste texto, eu irei te mostrar o que é SEO. Além de mostrar quais são as principais técnicas de otimização correntes. Por fim, você saberá o quanto é vantajoso investir em SEO para o site e/ou blog da sua empresa.

O que é SEO?

O que é SEO​

A sigla SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca em tradução livre). Esse é um conjunto de técnicas utilizadas para otimização de sites, blogs e outras páginas na internet.

A técnica é baseada em uma estratégia de tráfego orgânico, ou seja, é baseada em fazer com que clientes conheçam a empresa sem que para isso seja necessário pagar por anúncios ou outras estratégias.

Isso acontece porque, ao aplicar SEO no site e/ou blog de sua empresa você estará mostrando aos mecanismos de busca (como o Google ou o Bing) que o conteúdo de sua empresa é relevante o suficiente para ser mostrado para os internautas que estão buscando informações.

Como surgiu o SEO?

Entender como surgiu o SEO é importante para entender como ele é aplicado até hoje.

Em 1997 o termo SEO foi mencionado pela primeira vez no livro Net Results, segundo os autores o termo foi usado pela primeira vez para designar o posicionamento de um determinado site no Google.

Esse posicionamento era alterado de acordo com o número de vezes que o redator do texto utilizava determinada palavra-chave.

Entretanto, com o passar dos anos e a crescente quantidade de páginas novas na internet. Foi necessário aos mecanismos de busca aperfeiçoar o SEO para estabelecer quais são os conteúdos relevantes para os usuários.

Atualmente, eles consideram muitos outros fatores além do uso de palavras-chave para escolher quais conteúdos são relevantes ou não para aparecer no topo dos resultados de busca.

Se você quiser saber mais sobre como é funciona o SEO para o Google, não deixe de acessar o artigo: “Qual o papel do SEO junto ao Google”.

Veremos agora quais são os fatores considerados mais relevantes pelo Google na hora de ranquear para o topo de buscas determinada página.

Fatores de ranqueamento do Google

O que é Seo: Fatores de ranqueamento do Google

Conteúdo relevante

O Google considera importante os sites e blogs que trazem para o seu público conteúdo relevante.

Para isso, é essencial a empresa entender quem é o seu público. Quais são seus interesses, hobbies e problemas. Logo depois, a empresa deve produzir conteúdo que vá de encontro ao interesse do seu público.

Assim é possível criar conteúdo relevante para o site e/ ou blog de sua empresa.

Tamanho do conteúdo

E por falar em produção de conteúdo, é essencial entender também qual o tamanho de conteúdo que deve ser produzido. Para o Google, conteúdos de maior extensão são considerados menos superficiais e tem preferência.

Entretanto, leve em consideração aqui também o tipo de conteúdo produzido e qual será o público. Pois, de nada adianta gerar um texto gigantesco sem que esse traga conteúdo relevante, assim como vimos no tópico anterior.

Palavra-chave no título

O uso de palavras-chave é considerado, conjuntamente com outros fatores de otimização on-page, um dos mais importantes.

Isso porque, a partir das palavras mais utilizadas pelos usuários e pelo ramo de atuação de sua área. É possível ao Google entender que o tema para o qual você produz conteúdo é importante.

Logo, o uso de palavra-chave deve obrigatoriamente ser incluído no título para que assim o conteúdo seja visto como relevante.

Palavra-chave no conteúdo

Foi dito no tópico anterior o quanto o uso de uma palavra-chave é importante no título, certo? Pois bem, para o conteúdo isso não é diferente.

Logo, você deve utilizar palavra-chave no conteúdo do site e/ou blog de sua empresa. Levando sempre em consideração que, o Google identifica quais textos tem conteúdo e quais somente querem ranquear para o topo de buscas sem dar atenção para o texto produzido.

Por isso, ao utilizar palavras-chave considere fazer com que elas apareceram de forma natural no texto e não apenas para mostrar que seu conteúdo é relevante.

Tempo de permanência na página

Quanto mais os usuários permanecerem na página de sua empresa, mais o Google entenderá que há conteúdo relevante ali. Logo, esse é um dos fatores de ranqueamento.

Velocidade de carregamento

Se o site demora muito de carregar, é muito provável que o usuário desista de visualizar o seu conteúdo. Isso faz com que ele saia rapidamente da página, e o Google entenda que não há conteúdo relevante ali para ser mostrado.

Design responsivo

O que é Seo: Design responsivo

Com a chegada dos smartphones ao mercado, muitos usuários passaram a acessar a internet, prioritariamente, pelo celular.

Portanto, é necessário ter uma página que possa ser visualizada em smartphones, tablets e computadores.

Mostrei ao longo do texto o que é SEO, sua história e quais são os principais fatores de ranqueamento do Google. Agora, nós vamos aprender como elaborar uma estratégia de SEO básica e eficiente.

Estratégia de SEO

Para elaborar uma estratégia de SEO eficiente é necessário levar em consideração todos os fatores de busca importantes para os mecanismos de busca.

Dessa forma, você deve se atentar a:

Produção de conteúdo

O que é Seo: Produção de conteúdo

Como já foi dito anteriormente, é necessário produzir conteúdo relevante para o site e/ ou blog de sua empresa. E para além disso, entender que esse deve ser estruturado a fim de permitir a melhor experiencia possível de leitura aos usuários.

Por isso, entender a escaneabilidade do conteúdo é primordial. Aqui quando falo sobre um texto escaneável, quero dizer que você deve criar um texto que não canse o leitor.

Para fazer isso, é necessário pensar que o leitor provavelmente não gostará de blocos gigantescos de texto. Dessa forma, é necessário dividir o texto em subtítulos, utilizar negrito e itálico para marcar as palavras principais e tudo o que for possível para otimizar a leitura.

Título e meta-descrição

Além de construir um texto escaneável, é necessário também pensar em um título que chame a atenção do leitor antes mesmo dele clicar no link da página.

É necessário adicionar também uma meta-descrição concisa e relevante. Essa aparece nos mecanismos de busca conjuntamente com o título da página e, provavelmente, será lida pelo usuário antes dele decidir ou não acessar o site.

URL amigável

O Google considera a URL cadastrada importante para o ranqueamento. Portanto, é essencial que a URL apresente a palavra-chave do texto e seja confiável e amigável aos usuários.

Link Internos e externos

Ao adicionar de maneira natural links que direcionem o texto para outras páginas do seu site ou para páginas externas. O Google entenderá que sua página não está ilhada na internet e tem relação com outros páginas.

Logo, é primordial escolher artigos de seu site e de sites parceiros para ficarem linkados na sua página.

O que é SEO: entenda tudo sobre as técnicas de otimização

Neste texto, eu te mostrei o que é SEO e sua história. Mostrei ainda quais são os fatores que o Google mais leva em conta ao considerar um conteúdo relevante para os usuários, além de ensinar como montar uma estratégia básica de SEO.

Agora, se você quiser conhecer mais sobre SEO e adquirir mais conteúdo de marketing digital para sua empresa, não deixe de acessar outros artigos deste blog.

Por fim, espero ter ajudado você a encontrar as melhores soluções nessas dicas de otimização do seu site/blog.

Agora, para que elas funcionem de verdade, não adianta focar só na teoria, é preciso partir para a prática o quanto antes. Afinal, quanto mais rápido você começa, mais rápido os bons resultados chegarão.

E para te ajudar ainda mais a construir uma presença sólida no meio digital, convido você a conhecer o método único e simples para criar seu negócio online que funciona de verdade. Veja aqui.

Assim além de um módulo completo que aborda técnicas de otimização de SEO.

Concluindo, como empreendedor digital, tenho grande bagagem e experiência nessa área e espero ajudar você nesse processo também. No mais, continue acompanhando conteúdos exclusivos e compartilhe essa dica com os seus amigos!

Infográfico o que é SEO

Infográfico o que é SEO

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 100 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique