Qual o Objetivo do SEO Junto ao Google [Guia Atualizado]

Em suma, neste texto nós vamos entender qual o objetivo do SEO para o Google, bem como utilizar técnicas de SEO para escolher os resultados de busca.

De fato, muito provavelmente você conhece o objetivo do SEO para seu site ser bem-sucedido, certo? Isso porque, essa ferramenta é extremamente estudada e aplicada pelos profissionais de marketing digital para otimizar os motores de busca.

Em suma, ela é conhecida por todos, graças a função de fazer com que as páginas publicadas sejam organizadas e mostradas em ordem de relevância para os usuários.

Contudo, apesar de existirem muitos comentários sobre SEO, poucos verdadeiramente estudam as suas atualizações e as informações fornecidas pelo próprio Google para aplicar o SEO.

Dessa forma, é por isso que, no texto de hoje eu mostrarei qual o objetivo do SEO para o Google. Bem como as principais atualizações ao longo dos anos e o que a empresa considera como relevante para que você alcance os primeiros resultados de pesquisa.

Vamos lá?

O que é SEO?

O que é SEO? E qual papel do seo?

Primeiramente, irei recordar o que significa SEO caso alguém ainda não tenha esse conceito bem estabelecido.

Em resumo, SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Em suma, é composto por um conjunto de técnicas aplicadas de modo que sites, blogs e outras páginas da web alcancem bons resultados nos mecanismos de busca.

De fato, o SEO é relevante para quem produz conteúdo para internet, pois é através dele que os mecanismos de busca definem qual conteúdo mostrar ou não para seus usuários.

Logo, se você tem uma página na web é necessário entender o que é SEO e aplicar perfeitamente em seu website.

Você quer entender ainda mais sobre esse conceito e como aplicar o SEO em seu site?

No artigo “O que é SEO: entenda tudo sobre as técnicas de otimização” eu explico muito mais minunciosamente como alcançar os primeiros resultados de busca do Google. Confira!

Veja agora, quais foram as principais atualizações de SEO do Google, desde o seu surgimento até o momento atual. De fato, esse estudo será importante para que você compreenda como o conceito surgiu, como foi modernizado até os dias atuais e qual o objetivo do SEO para o Google.

SEO atualizações do Google

papel do seo - SEO atualizações da Google

Em suma, em 1997, o termo SEO foi mencionado pela primeira vez no livro Net Results, cujos autores são Bob Heyman e Leland Harden e Rick Bruner. Assim sendo, de acordo com os escritores, o termo surgiu para marcar o posicionamento de determinado site em meio aos resultados de busca.

De fato, o que se verificou no começo foi que, quanto mais eram usadas palavras-chave em relação ao conteúdo publicado, mais o Google o reconhecia como relevante e assim o colocava acima de outros sites nos resultados de pesquisa.

Contudo, foi somente com a popularização do Google que surgiram os primeiros profissionais de SEO capacitados a pensar em estratégias para posicionar os sites.

Além disso, foi em 2003 que a primeira grande atualização de SEO da Google surgiu:

Flórida (2003)

Assim sendo, como dito anteriormente, essa foi a primeira grande atualização de SEO do Google e provavelmente uma das mais importantes. Isso porque, foi ela quem definiu informações importantes para os profissionais de SEO.

De fato, nesta atualização foram removidos dos resultados de busca muitos sites, com qualidade abaixo do esperado. Como aqueles que continham Keyword Stuffing.

Em resumo, a prática de keyword stuffing consiste, em aplicar diversas palavras-chave à página, porém todas sem nenhuma relevância para o assunto do site. Assim sendo, o Google percebe que o redator está tentando o enganar e aplica uma punição o colocando dentre os últimos nos resultados.

Panda (2011)

Em suma, nesta atualização, o Google penalizou sites que traziam conteúdo de baixa qualidade para os usuários. Foram penalizados os sites com muitos anúncios e chamadas do tipo “jornalismo McDonald’s” (Content Farms).

De fato, as Content Farms, publicam artigos em massa de redatores inexperientes, sem antes, analisar se o conteúdo está bem escrito e estruturado. Tudo isso para que o número de visitas do site aumente.

Entretanto, essa técnica é penalizada, pois, assim como o nome em inglês diz, os artigos do tipo “fazenda de conteúdo” servem somente para gerar grande quantidade de conteúdo sem qualidade, para satisfazer os mecanismos de busca.

Penguin (2012)

Em síntese, nessa atualização, penaliza não somente os sites que praticam keyword stuffing, mas também aqueles que praticam a black hat.

De fato, essa técnica consiste na aplicação de diversas palavras-chave genéricas, além da inclusão de links desnecessários com o objetivo de melhorar as posições no ranking de pesquisa. Entretanto, essa prática quando percebida pelo Google é penalizada.

Hummingbird (2013)

Essa atualização, revisou todos os algoritmos do Google. Em suma, com essa atualização, o site passou a olhar não somente para o uso específico de palavras-chave, mas também para a semântica das buscas.

Assim sendo, ao analisar o conteúdo de um site, não é considerado somente o uso exato de palavras-chave, mas seus sinônimos, os contextos em que a palavra foi inserida e até mesmo pesquisas anteriores dos usuários.

HTTPS/ SSL Update (2014)
papel do seo - HTTPS SSL Update (2014)​

Em 2014, o Google anunciou que a estrutura HTTPS seria relevante para o ranqueamento dos sites.

Isso porque, os sites em HTTPS utilizam informações criptografadas, que fortificam a segurança dos usuários.

Mobile Friendly Update – Mobilegeddon (2015)

De fato, essa atualização, passou a priorizar sites com design responsivo. Ou seja, todo site que considera o acesso em smartphones e tablets além de celulares.

Rankbrain (2015)

Em resumo, com essa atualização, o Google passou a utilizar machine learning e inteligência artificial, tudo para interpretar os resultados de busca.

Assim sendo, o Google passou a analisar mais profundamente a semântica dos sites, como já vinha fazendo desde a atualização Hummingbird de 2013.

Fred (2017)

Essa atualização chegou para incrementar o que o Google já vinha penalizando há muito tempo: sites com conteúdo de baixa qualidade.

Logo, para aqueles que já seguiam boas práticas de SEO não houve nenhuma penalização.

Última atualização

Em suma, em março de 2019 o Google iniciou uma nova grande atualização que os profissionais de SEO estão estudando até o momento.

De fato, essa atualização foi chamada de “March 2019 Core Update” e promete mudanças para os usos de técnicas de SEO.

Dessa forma o que podemos fazer atualmente é esperar por como essa nova atualização afetará o SEO ao longo do tempo e continuar seguindo as diretrizes indicadas pelo Google para alcançar bons resultados de busca.

Agora que, nós já conhecemos todas as principais atualizações de SEO do Google. Vamos mostrar rapidamente, uma lista rápida do que o site considera essencial para alavancar a sua página nos mecanismos de busca.

Lembrando também, que no artigo O que é SEO: entenda tudo sobre as técnicas de otimização, eu explico mais detalhadamente como são utilizadas essas técnicas.

Técnicas de SEO recomendadas pelo Google

papel do seo | Técnicas de SEO recomendadas pela Google

Para que seu site tenha um bom ranqueamento nas pesquisas. É necessário:

Produzir conteúdo relevante

De fato, é necessário pensar em quais conteúdos são considerados relevantes para o seu público alvo. Bem como entender também que é necessário a preparação e revisão minuciosa dos artigos publicados.

Uso de palavra-chave

É necessário colocar no título e conteúdo do artigo palavras-chave que sejam condizentes com aquilo que o público procura e com o conteúdo do site.

Assim é possível entender, que o site é relevante para os usuários.

URL amigável e design responsivo

É necessário sempre atentar-se a URL cadastrada no site. Em suma, ela deve parecer confiável e contem a palavra-chave utilizada.

Alem disso, também adapte o seu site não somente para visualização em computadores, mas também em smartphones e tablets.

URL amigável e design responsivo

De fato, ;e imprescindível também o uso de links que direcionem a página para sites externos e outras publicações feitas em seu site. Dessa forma, o Google entenderá que o site tem conteúdo relacionado com outras paginas relevantes da web.

Qual o Objetivo do SEO no Google: saiba como a ferramenta utiliza SEO

papel do seo no Google e Como a Ferramenta Utiliza o SEO

De fato, neste artigo, nós vimos como o Google utiliza SEO para trazer aos usuários os melhores resultados de busca possíveis.

Nós vimos, o quão importante é conhecer essa técnica, como ela evoluiu ao longo dos anos e qual o objetivo do SEO junto ao Google.

Assim sendo, agora, se você quiser conhecer mais conteúdos práticos e estratégicos sobre SEO para criação e expansão do seu negócio, não deixe de acessar o Método FNO P.4 – Módulo 11 – Blog & SEO – Aula 2 do Fórmula Negócio Online.

Infográfico | Qual o Objetivo do SEO Junto ao Google [Guia Atualizado]

Qual o Objetivo do SEO Junto ao Google
empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia,  voltado para  ajudar você Empreendedor digital na criação e expansão dos seus negócios.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade.
+ de 100 Mil Alunos

Curso Como ser afiliado e vender na internet sem investir

Curso Grátis: Como ser afiliado e vender na internet sem investir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique