Tráfego Orgânico com SEO [Guia Único]

Você sabe como fazer tráfego orgânico com SEO e ganhar mais visibilidade para a sua marca? Entenda mais sobre o assunto a partir de agora!

Desenvolver um bom tráfego com SEO é essencial para que os seus negócios apresentem bons resultados. Isso porque é através das técnicas de SEO que se torna possível que seu site apareça nos primeiros itens de busca no Google.

Mas a maioria das pessoas não entende muito bem como desenvolver estratégias nesse sentido. E isso acontece porque embora as negociações na internet tenham crescido, o conhecimento de técnicas realmente eficientes para as vendas ainda é pouco difundido.

E se você está em busca de aprender estratégias de tráfego orgânico com SEO, então está no lugar certo! Hoje, eu separei um conteúdo especial para você. Fique atento a tudo o que eu tenho para ensinar!

O que é SEO e qual sua influência em sites e blogs

Tráfego orgânico com SEO: O que é SEO

A primeira coisa que você deves saber então, trata-se do conceito de SEO. Nesse caso, essa é uma sigla da expressão Search Engine Optimization, que em outras palavras consiste em estratégias de otimização.

Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como foco principal fazer com que artigos de um blog estejam nos primeiros itens do buscador.

Além disso, tais estratégias tem como foco trazer resultados orgânicos, ou seja, resultados que não são pagos.

Diferentemente daqueles sites que aparecem no buscador e que abaixo você pode notar uma escrita dizendo: “anúncio pago”. Ou seja, nesse caso pagou-se para que aparecesse em primeiro lugar.

E sim, esta também é uma ótima estratégia, contudo, ao aprender corretamente as técnicas de SEO, além de economizar dinheiro com anúncios pagos, sua marca também ganha mais credibilidade.

Qual o papel dele junto ao Google, o buscador mais conhecido do mercado

Tráfego orgânico com SEO e Google são elementos diretamente ligados. Isso porque o Google é o principal buscador utilizado para a realização de diversas pesquisas em diferentes campos.

E para que ele tornasse justa a posição dos sites de acordo com o assunto, ele possui pequenos bots que realizam o trabalho de classificar aquele site como otimizado ou não.

Portanto, a técnicas de SEO são voltadas para a plataforma.

Assim sendo, quanto mais você entender sobre técnicas de SEO, mais chances de posicionar bem o seu site ou blog, você terá.

Quais os benefícios e vantagens de trabalhar com SEO em seu negócio

Tráfego orgânico com SEO: trabalhar com SEO em seu negócio

Os benefícios são inúmeros. E para que você compreenda melhor a situação vamos à um exemplo prático. Suponhamos que você deseja comprar uma bicicleta, ok?

Pois bem, se você vai pesquisar sobre o assunto na internet, certamente ao digitar frases tais como: “onde encontrar melhor bicicleta”, “lojas de bicicleta”, “melhores marcas de bicicleta”, enfim, alguma palavra relacionada ao assunto, certamente irão aparecer inúmeros sites de vendas e blogs.

Mas o fato é que você irá clicar apenas nos primeiros sites, ou simplesmente apenas no primeiro site.

Então se beneficia quem está no topo, compreendeu?

Mas além disso, está nas primeiras colocações do Google faz com que o seu site seja mais conhecido, dessa forma, a marca se torna forte e ganha mais credibilidade.

Portanto, é possível afirmar que os benefícios tragos pelo tráfego com SEO consistem no reconhecimento da marca, aumento no número das vendas o que consequentemente levará à expansão do seu negócio. Seja ele qual for.

Como ranquear no Google com estratégia de SEO e obter bons resultados

Tráfego orgânico com SEO: estratégia de SEO

Bom, agora que você já entendeu um pouco sobre como funciona o SEO é hora de saber como botar a mão na massa e fazer com que seu site ganhe mais visibilidade com estratégias de SEO. Confira quais são elas:

- Definição da palavras-chave com SEO

A definição da palavra-chave é a primeira coisa para a qual você deve atentar-se na hora de escrever um texto para o seu site.

E em se tratando de palavra-chave, essa nada mais é do que a frase que dá sentido ao seu texto, e que tem mais chances de ser buscada no momento em que o usuário realiza uma pesquisa.

Lembra do exemplo da bicicleta em que eu citei que na busca o usuário pode utilizar palavras como lojas de bicicleta”, “melhores marcas de bicicleta”. Então, são estas as palavras-chave. Ou seja, pequenas frases digitadas (ou faladas) no buscador a fim de se obter resultado para determinado assunto;

E elas devem ser trabalhadas de forma estratégica no texto. Aparecendo sempre que possível, mas sem que pareça muito forçado.

- Estrutura do texto para desenvolver um bom tráfego orgânico

Outra coisa que os mecanismos do Google vão analisar é a estrutura do seu texto. Assim, existem elementos importantes a serem observados como por exemplo:

  • Quantidade de palavras- que deve ser um número superior a 300 palavras.
  • Pontuação – o Google entende que a leitura se torna mais fácil quando a pontuação acontece de forma menos espaçada. Por exemplo, inserir ponto final a cada 1 linha e meia;
  • Tamanho dos parágrafos – recomenda-se a utilização de parágrafos curtos, com, no máximo 5 linhas. Levando em consideração de que isso também facilita a leitura.
  • Subtítulos – Também conhecidos por H2, H3, H4 e assim por diante, eles devem ser bem distribuídos no seu texto, a fim de facilitar ainda mais a compreensão sobre o assunto.
  • Bullet Points – Recomenda-se a utilização dos bullet points, sempre que possível, a fim de que isso também facilite a compreensão do leitor.

- Tags para melhor seu tráfego

As Tags nada mais são do que palavras-chave secundárias, ou seja, que tem ligação com o assunto que você está falando. A inserção das Tags também é importante, pois dessa forma, caso o usuário realize uma busca com uma palavra-chave diferente, mas que relacione-se ao assunto, existe a possibilidade do seu site aparecer nas primeiras páginas de busca.

- Meta-descrição e SEO

Para finalizar, vamos falar da meta-descrição, que consiste em uma frase de, no máximo 3 linhas e no mínimo 2, que introduz o assunto. Essa frase é uma prévia do que o usuário irá encontrar ao clicar no link do artigo quando ele aparecer no buscador.

Não se pode esquecer, nesse contexto, que é de extrema importância que também na meta-descrição utilize-se a frase chave, uma vez que isso também ajudará o artigo a ficar otimizado.

Ferramentas de SEO completas e gratuitas

Tráfego orgânico com SEO: Ferramentas de SEO

As ferramentas de SEO poderão ajudá-lo a melhorar o tráfego de seu site indicando as principais alterações a serem realizadas nos seus artigos. E felizmente existem muitas opções. Eu separei as que eu mais uso para que você possa analisar.

Google Analytics: um excelente opção para começar

Google Analytcs é ferramenta que oferece melhores dados sobre tráfego orgânico, visitantes entre outras informações importantes para o desenvolvimento do seu site.

WooRank: faça análises rápidas de seus visitantes

ferramenta WooRank oferece informações tais como de onde vem os visitantes do seu site, sejam redes sociais, curtidas, compartilhamentos, entre outros.

SEOWorkers Analysis Tool : analise seus concorrentes

Uma das vantagens dessa ferramenta é que ela permite que você analise sites concorrentes gerando relatórios para que você possa fazer uma análise comparativa com o seu.

Seoptimer

Ferramenta que tem como função realizar uma auditoria em SEO criando relatórios em PDF para que você consiga realizar boas análises.

Infográfico tráfego orgânico com SEO

Infográfico Tráfego Orgânico com SEO

Sobre o autor

empreendedor-digital-escritorio
Olá,
Sou Bruno Ribeiro, Fundador do Próxima Ideia, formado em Administração de Empresas, com especialização em Marketing Digital. Idealizador e criador do Blog Próxima Ideia, voltado para o Empreendedorismo e Mindset.

Posts Recentes

Descubra o Único Método Passo a Passo Para Criar Seu Negócio Online que Funciona de Verdade

+ de 210 mil Alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

© Próxima Ideia. Todos os direitos reservados.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro
Dúvida?Clique